Início » Bienal de Arte de Veneza terá brasileiro como curador da edição de 2024

Bienal de Arte de Veneza terá brasileiro como curador da edição de 2024

19 de dezembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Bienal de Arte de Veneza terá brasileiro como curador da edição de 2024

Diretor artístico do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) desde 2014, Adriano Pedrosa foi anunciado na última quinta-feira (15) como o curador da próxima Bienal de Veneza, em 2024. É a primeira vez que a mais antiga bienal de artes do mundo, criada em 1895, terá um latino-americano encarregado da seleção principal da mostra. O evento divulgou ainda as datas de sua 60ª edição, de 20 de abril a 24 de novembro de 2024.

Curador adjunto da 24ª Bienal de São Paulo (1998) e co-curador da 27ª edição (2006), co-curador da 12ª Bienal de Istambul (2011) e responsável pelo 31º Panorama da Arte Brasileira (2009), Pedrosa foi o único brasileiro a aparecer na lista Power 100 de 2022, elaborada pela revista ArtReview com os nomes mais influentes das artes visuais no mundo. O curador do Masp aparece na 59ª posição, voltando à lista sete anos depois de sua última aparição, em 2015 (antes foi citado em 2014 e 2012, sempre abaixo dos 90 primeiros lugares). Pedrosa vai conciliar a curadoria de Veneza com a direção artística do museu paulistano.

Adriano Pedrosa se disse honrado por ser “o primeiro latino-americano a realizar a curadoria da Exposição Internacional de Arte da La Biennale di Venezia, e, de fato, o primeiro baseado no Hemisfério Sul”. “A Biennale é com certeza a plataforma mais importante da arte contemporânea no mundo, e embarcar neste projeto é um desafio estimulante e uma grande responsabilidade. Tenho grande expectativa por trazer artistas para Veneza, realizar seus projetos e por trabalhar com a excelente equipe da Biennale”, disse o brasileiro.

Presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto ressaltou que a escolha de Pedrosa “é o resultado de um processo que amadureceu com a nossa experiência de trabalho com a (curadora italiana) Cecilia Alemani”:

“Pedrosa, um respeitado curador e o diretor do importante Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Brasil (projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi), é conhecido pela competência e originalidade que tem demonstrado na concepção de suas exposições, com uma visão aberta para o contemporâneo, e trabalhando a partir de um ponto de observação que não desconsidera a natureza de seu local de origem”. (com dados do G1)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 02h13
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.