Início » Fechada ao público há 80 anos, maior tumba circular do mundo antigo será reaberta em Roma

Fechada ao público há 80 anos, maior tumba circular do mundo antigo será reaberta em Roma

08 de janeiro de 2021 - Por Comunità Italiana
Fechada ao público há 80 anos, maior tumba circular do mundo antigo será reaberta em Roma

Túmulo do imperador Augusto, que morreu no ano 14 d.C, foi restaurado e deve abrir em março

Depois de 80 anos fechado ao público (com breves aberturas, como no ano de 2000), o túmulo do imperador Augusto, que morreu no ano 14 d.C, será reaberto ao público em março de 2021. Ele. que foi o primeiro imperador romano e sucedeu a Júlio César, construiu um império que se estenderia do Reino Unido ao Egito.

O seu túmulo — um enorme mausoléu circular — foi o maior da cidade quando construído, mas ficou abandonado por séculos. Até 2007, funcionou apenas para investigações arqueológicas. Uma tentativa de reinaugurá-lo em 2014, na celebração dos dois mil anos da morte de Augustus, não deu certo, por conta da complexidade das obras de conservação.

Em março de 2021, finalmente, o local deverá ser aberto ao público. As restaurações custaram cerca de 10 milhões de euros (R$ 60 milhões). Além dos prédio principal, a praça externa, a Piazza Augusto Imperatore, está sendo reformada. Até agora, o mausoléu era uma espécie de rotatória, com carros estacionados ao redor. A obra completa só deve terminar em dezembro de 2021, mas já será possível visitar o local nove meses antes.

História

Construída para Augustus e sua família, essa é a maior tumba circular do mundo antigo, com um diâmetro de quase 90 metros e uma altura de pelo menos 45 metros, pelo que se pode deduzir dos restos arqueológicos. Apenas um terço do monumento original sobreviveu.

Seu tamanho gigantesco o tornava quase tão grande quanto a colina Pinciana nas proximidades, e estava situado perto do Tibre de modo a ser visível da maior parte da cidade.

Perto da tumba também está o Ara Pacis, um grande altar cerimonial construído para celebrar o retorno de Augusto de suas campanhas na Gália e na Espanha em 13 a.C. Em 2006, essa área ganhou uma estrutura de vidro e aço do arquiteto Richard Meier e agora o altar é visível do Rio Tibre, com o mausoléu atrás dele.

O local abre para visitação em 1º de março de 2021 e, a partir de 22 de abril, as visitas incluirão elementos de realidade virtual e aumentada. Os ingressos para as visitas de 50 minutos — que serão gratuitas até 21 de abril — devem ser reservados com antecedência no mausoleodiaugusto.it. (com dados do O Globo)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 20h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.