Início » Governo da Itália exige que Rússia revogue decisão de estatizar empresa

Governo da Itália exige que Rússia revogue decisão de estatizar empresa

30 de abril de 2024 - Por Comunità Italiana
Governo da Itália exige que Rússia revogue decisão de estatizar empresa

O governo da Itália cobrou na segunda-feira (29) que a Rússia revogue a decisão de estatizar temporariamente a gestão da subsidiária local de uma empresa italiana de aquecedores, a Ariston. O embaixador de Moscou em Roma, Alexei Paramonov, compareceu na sede do Ministério das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre a medida, anunciada na última sexta-feira (26).   

Durante a reunião, o secretário-geral da pasta, Riccardo Guariglia, “expressou o forte descontentamento do governo italiano” e pediu que a Rússia “retire as medidas adotadas contra legítimas atividades econômicas de empresas estrangeiras no país”.   

Além disso, a Itália afirmou que a ação contra a Ariston “não encontra fundamentação no direito, ainda mais levando em conta que a empresa tem um enraizamento histórico no país e não tem qualquer ligação com a atual crise internacional”.   

A operação russa da Ariston foi transferida temporariamente para a Gazprom Household Systems, subsidiária da gigante estatal de gás Gazprom, bem como a filial russa da alemã BSH Hausgeräte.   

Segundo a embaixada russa, Paramonov deu “explicações exaustivas sobre a legalidade das decisões tomadas” e culpou a Itália pela “deterioração” das relações entre os dois países.   

“Essas iniciativas foram adotadas em resposta a ações hostis e contrárias ao direito internacional tomadas por Estados estrangeiros voltadas a privar ilegalmente a Rússia do direito de propriedade”, diz uma nota da sede diplomática, em referência às sanções ocidentais por conta da invasão à Ucrânia.   

“Não se pode deixar de considerar que a retórica e o tom cada vez mais agressivos dos líderes ocidentais só podem ser interpretados como uma intenção deliberada de ameaçar continuamente a segurança da Federação Russa”, acrescentou a embaixada.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h01
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.