Início » Azzurra volta à Itália e é recebida com festa pelos torcedores

Azzurra volta à Itália e é recebida com festa pelos torcedores

12 de julho de 2021 - Por Comunità Italiana
Azzurra volta à Itália e é recebida com festa pelos torcedores

O avião da Alitalia com a delegação da Azzurra aterrissou no Aeroporto de Fiumicino, nos arredores de Roma, às 6h06 (1h06 em Brasília), dando início a uma longa jornada de celebrações pelo segundo título europeu da seleção italiana. A taça da Euro 2020 foi carregada para fora da aeronave pelo técnico Roberto Mancini e pelo capitão Giorgio Chiellini, saudados por gritos e aplausos dos funcionários do aeroporto.

Foto: AFP

O mais eufórico na chegada era o zagueiro Leonardo Bonucci, que cantava “os campeões da Europa somos nós” repetidamente. Os jogadores entraram em um ônibus ainda na pista e foram levados para um hotel.

No entanto, ainda antes de deixar o aeroporto, Chiellini desceu brevemente do ônibus para mostrar a taça a algumas dezenas de torcedores que aguardavam em um dos terminais, seguido pelo goleiro Gianluigi Donnarumma, melhor jogador da Euro, e pelo ponta Federico Bernardeschi.

A seleção ainda será recebida nesta segunda-feira pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, e pelo primeiro-ministro Mario Draghi.

Comemorações pela Itália

Assim que Donnarumma, melhor jogador do torneio, pegou o pênalti de Saka, torcedores concentrados em praças públicas para assistir à final em telões explodiram em alegria , ignorando as recomendações contra aglomerações e possíveis riscos de contágio.

Goleiro Gianluigi Donnarumma foi eleito o melhor jogador da Eurocopa-2020 — Foto: Reuters

Contribuíram para a festa azzurra o fato de cerca de 40% da população já estar totalmente vacinada contra a Covid-19 e a drástica redução no número diário de mortes – foram apenas sete neste domingo (11), menor cifra em 10 meses.

Na capital Roma, a maior concentração ocorreu na Piazza del Popolo, acessível apenas mediante reserva e com capacidade para 2,5 mil torcedores. Outros mil se reuniram em êxtase nos Fóruns Imperiais, na parte arqueológica da cidade, que também teve suas ruas tomadas por carreatas.

Festa da torcida italiana em Brescia — Foto: AFP

Já em Napoli, maior metrópole do sul do país, a festa teve fogos de artifício na orla, fazendo lembrar o Réveillon, e o toque da sirene de um navio de cruzeiro ancorado no porto da cidade.

Em muitos locais, como Milão, as prefeituras preferiram não instalar telões na rua para diminuir o risco de aglomeração, mas isso não foi o suficiente para manter os torcedores em casa após o título. Inclusive, algumas pequenas confusões foram registradas.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas durante os festejos na Piazza del Duomo, no coração de Milão, sendo que três torcedores estão em estado grave por lesões provocadas por uma bomba caseira.

No entanto, na maior parte do tempo as comemorações ocorreram sem incidentes sérios, apesar das aglomerações. Muita gente preferiu até comemorar cantando de suas sacadas, assim como costumava ocorrer durante o lockdown, que parece ter ficado definitivamente no passado.

A Itália conquistou a Euro 2020 ao derrotar a Inglaterra nos pênaltis em pleno Wembley. Esse é o segundo título europeu da Azzurra e marca seu renascimento após a eliminação na fase de grupos nas Copas de 2010 e 2014 e a não classificação para o Mundial de 2018. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários