Início » Pintura de Rafael será leiloada em Nova York

Pintura de Rafael será leiloada em Nova York

06 de fevereiro de 2025 - Por Comunità Italiana
Pintura de Rafael será leiloada em Nova York

A obra é datada de 1503, quando o artista tinha apenas 20 anos de idade, e pode alcançar milhões de dólares.

“Maria Madalena em Oração”, trabalho do pintor renascentista Rafael (1483-1520) feito durante sua juventude será leiloado hoje (6/2) na Sotheby’s, em Nova York. A obra pode arrecadar milhões de dólares, segundo especialistas. O pequeno óleo sobre madeira foi avaliado entre 2 e 3 milhões de dólares ( entre 11 e 17 milhões de reais) pela casa de leilões e está protegido por uma fiança que garante a sua venda. A pintura foi leiloada pela última vez em maio de 2000, arrematando US$ 611.000 na Christie’s de Nova York. Na época, a figura foi identificada como Santa Maria do Egito.

O painel de 38 por 13 centímetros é datado de 1503, quando o artista tinha apenas 20 anos. A obra é pintada em dois lados, sendo que no “verso” de mármore, “estão as impressões digitais de Rafael”, disse Daria Foner, especialista em Mestres Antigos da Sotheby’s, à ArtNews. Segundo Foner, Rafael usou as pontas dos dedos para pintar outras imagens da época, como a “Crucificação de Mond”, hoje na National Gallery de Londres, na Inglaterra. Já Madalena fazia parte de um pequeno tríptico (conjunto de três placas) para devoção privada, que traz no centro Santa Catarina de Alexandria, hoje na Galleria Nazionale delle Marche, em Urbino, Itália.

A santa é retratada sem o jarro de óleo, um de seus atributos tradicionais. Baseando-se em uma iconografia inspirada na “Lenda Dourada” do século XIII de Tiago de Voragine, uma coletânea de narrativas sobre a biografia dos santos na Idade Média, Rafael pintou Madalena com uma vestimenta feita de pelos ou couro, símbolo de renúncia aos prazeres mundanos e da entrada em uma vida de arrependimentos. Segundo Foner, Maria Madalena está “em um momento posterior de sua vida, quando ela está vivendo uma existência hermética, quase ascética, e ela está evitando não apenas bens mundanos, mas suas próprias roupas. É incomum, e é uma pintura soberba, um exemplo maravilhoso de Rafael neste momento realmente inicial de sua carreira”.

O desenho a giz “Cabeça de uma Musa” de Rafael é o seu recorde em leilões, vendido por 29,16 milhões de libras esterlinas (210,9 milhões de reais) em 2009 na Christie’s, em Londres, Inglaterra.

(Dados da Ansa e Artnet)


   

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários