O Oscar 2025 promete fortes emoções aos brasileiros. Neste ano, pela primeira vez em 26 anos, não são apenas os cinéfilos que estavam ansiosos pela revelação dos filmes indicados, que ocorreu hoje (23/1) às 10h30 (horário de Brasília).
Todo o Brasil, de modo geral, estava atento à lista. Essa pequena obsessão nasceu graças ao fenômeno que “Ainda Estou Aqui” se tornou nas salas de cinema do país e do mundo. Vencedor de prêmios importantes como o Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza e Melhor Atriz de Drama, para Fernanda Torres, no Globo de Ouro, o longa brasileiro garantiu a indicação final ao maior prêmio cinematográfico do mundo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que o Brasil é indicado na categoria de Melhor Filme. Com isso, “Ainda Estou Aqui” fez história no cinema nacional.
O longa brasileiro disputa o prêmio de melhor filme estrnageiro com o francês “Emilia Pérez”, “A garota da agulha”, representante da Dinamarca, “The seed of the sacred fig”, Alemanha, e “Flow”, Letônia. Na categoria de Melhor Filme, os concorrentes são Emilia Perez, Um Completo Desconhecido, Conclave, Nickel Boys, A Substância, Dune: Part Two, Wicked, Anora e O Brutalista.
Fernanda Torres vai desputar o prêmio com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (Substância).
O longa, estrelado por Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, quebra o hiato de 26 anos em que filmes brasileiros não concorriam nessa categoria. “Central do Brasil”, também de Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, competiu em 1999, mas perdeu para o italiano “A vida é bela”, de Roberto Benigni.
A Cerimonia do Oscar 2025 acontece em 3 de março.