Início » Vulcão Etna registra atividade explosiva na cratera Bocca Nuova

Vulcão Etna registra atividade explosiva na cratera Bocca Nuova

19 de maio de 2023 - Por Comunità Italiana
Vulcão Etna registra atividade explosiva na cratera Bocca Nuova

Uma atividade explosiva na cratera Bocca Nuova, no vulcão Etna, foi observada na quinta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV) por meio do observatório de Catânia. No momento, ainda não há emissão de cinzas e, por conta da onda de mau tempo que atinge a área, não é possível visualizar claramente a coluna de fumaça. No entanto, a Defesa Civil da região da Sicília emitiu um “alerta vermelho” na área do Etna pela “altíssima probabilidade de queda iminente ou em andamento de rios de lava”.

Segundo nota do órgão, o chefe da Defesa Civil, Salvo Cocina, convidou os líderes municipais da área a ativarem “os centros operacionais comunitários e as próprias estruturas, além do voluntariado, seguindo as medidas do plano nacional”.

Do ponto de vista sísmico, o INGV informa que continua a aumentar a amplitude do tremor vulcânico, com picos próximos de 2 graus na escala Richter. Além disso, uma série de sismos estão sendo registrados na área mais alta do maior vulcão ativo da Europa.

Também foram registradas variações clinométricas nas estações dos picos em Punta Lucia e Pizzi Deneri e, desde a noite da última quarta-feira (17), sinais de uma possível passagem de magma por canais internos.

As autoridades ainda emitiram o alerta para voos (Vona) de classificação laranja, a segunda mais alta, mas no momento não há problemas em pousos e aterrissagens no aeroporto Vincenzo Bellini, localizado em Catânia.

A última erupção do Etna começou em 27 de novembro de 2022 e terminou em 14 de fevereiro deste ano. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h44
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.