Início » Vice-ministra italiana visita o Brasil e diz que aumento na taxa da cidadania será cancelado

Vice-ministra italiana visita o Brasil e diz que aumento na taxa da cidadania será cancelado

10 de dezembro de 2019 - Por Comunità Italiana
Vice-ministra italiana visita o Brasil e diz que aumento na taxa da cidadania será cancelado

A vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, (PD) esteve em São Paulo na segunda-feira (9) e afirmou que já “dá por certo” que o aumento de 100% na chamada “taxa de cidadania” será cancelado

A vice-chanceler informou que a decisão do cancelamento da taxa partiu do governo italiano após uma pesquisa aprofundada da Farnesina que comprovou que a medida, muito criticada pela comunidade ítalo-descendente, não seria realista.

Prevista no artigo 101 da Lei Orçamentária para 2020 a tal medida de reajuste trata dos fundos relativos a movimentos migratórios, e entraria em vigor em 1º de fevereiro de 2020.

O reajuste, que elevaria em 100% a taxa cobrada pelos consulados em processos de certificação da cidadania italiana, indo de 300 para 600 euros, seria cinco vezes maior do que o aumento de 20% que a Lei Orçamentária institui para todos os outros serviços consulares, como registros de casamento.

O projeto, que segundo Sereni “penaliza excessivamente” os italianos que buscam o reconhecimento de sua cidadania, tramita atualmente na Comissão de Orçamento do Senado e ainda precisa ser aprovado pelos dois ramos do Parlamento.

Vice-ministra italiana é recebida no Palácio dos Bandeirantes

Vice-ministra italiana, Marina Sereni durante encontro no Palácio dos Bandeirantes

Marina Sereni marcou presença também em um encontro com o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. Durante a reunião, foram discutidas a atração de investimentos europeus e a possibilidade de impulsionar o comércio entre Itália e Brasil.

No encontro, Rodrigo Garcia apresentou à Sereni o Programa de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo, aberto a investimentos externos.

“Temos com a Itália uma excelente relação econômica e o encontro com a vice-ministra reforça nossa parceria e fortalece nossos laços institucionais”, disse Serson.

Pela delegação italiana, participaram do encontro Giuseppe Cavagna e Antonella Cavallari chefe de gabinete e diretora para questões globais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália; Antoino Bernardini, embaixador da Itália no Brasil, Filippo La Rosa, cônsul-geral da Itália em São Paulo e o cônsul-adjunto Simone Panfili.

No cargo de vice-presidente dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional desde setembro deste ano, Marina Sereni participou, também, em São Paulo de uma reunião com representantes da comunidade italiana no Brasil, na qual esteve presente o deputado italiano do Partido Democrático, Fábio Porta.

Vice-ministra das Relações Exteriores Marina Sereni em São Paulo com a secretaria do Circolo PD

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 19h29
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.