Viagem de Meloni aos EUA busca aproximar Europa e Washington e evitar guerra comercial

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, embarca para os Estados Unidos nesta semana com a missão de fortalecer os laços com Washington e atuar como ponte entre a União Europeia e o governo americano. A visita é considerada estratégica para tentar destravar as negociações comerciais e evitar uma escalada tarifária que afete produtos europeus. O encontro está previsto para o dia 17 de abril.
Na última semana, os EUA haviam prometido impor tarifas à União Europeia, que propôs retaliação. Após o recuo dos Estados Unidos, a UE também suspendeu temporariamente a medida.
De acordo com a agência de notícias ANSA, a expectativa é que Meloni pressione por tarifas zero e defenda a criação de um mercado de livre comércio entre Europa e EUA. A premiê também pretende reforçar a posição da UE contra uma guerra comercial, buscando diálogo direto com o presidente Donald Trump.
“Apoiamos a unidade da Europa nas negociações comerciais. Cabe à Comissão Europeia negociar com Trump, mas Meloni poderá ajudar explicando os motivos de sermos contra uma guerra tarifária”, disse o vice-premiê e chanceler italiano, Antonio Tajani.
Giorgia Meloni tem uma relação boa com Trump e foi a única líder da UE a participar de sua posse, em janeiro. Ela é considerada uma interlocutora-chave na aproximação com Trump e pode ajudar a explicar os impactos negativos de uma política protecionista.
Tajani também afirmou que a viagem tem potencial de beneficiar toda a Europa e destacou a qualidade dos produtos italianos como diferencial em um eventual acordo comercial.
(Com informações da ANSA e La Stampa)