Início » Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal na Praça São Pedro

Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal na Praça São Pedro

10 de dezembro de 2021 - Por Comunità Italiana
Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal na Praça São Pedro

Sob chuva, o Vaticano inaugurou nesta sexta-feira (10) a tradicional decoração de Natal, com o presépio e a grande árvore iluminada na Praça São Pedro. Por conta do mau tempo, a cerimônia não ocorreu ao ar livre, mas no interior da sala Paolo VI. Os dois símbolos do Natal católico foram inaugurados formalmente pelo arcebispo Fernando Vérgez Alzaga e pela irmã Raffaella Petrini, respectivamente, presidente e secretária do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

Também estiveram presentes a delegação da região de Hucanvelica, do Peru, que confeccionou as peças do presépio, e um grupo de representantes da pequena cidade italiana de Andalo, na região do Trentino-Alto Ádige, que forneceu o abeto vermelho de 28 metros e oito toneladas.

Como ocorre tradicionalmente, o papa Francisco não participou da cerimônia de inauguração, mas recebeu as duas delegações em uma audiência especial. Durante a celebração, Francisco alertou sobre como o consumismo acabou tomando a festa religiosa.

“O Natal é isso [referindo-se à celebração especial]. Não vamos deixá-lo ser poluído pelo consumismo e pela indiferença. Os seus símbolos, especialmente o presépio e a árvore enfeitada, nos trazem a certeza que enche o coração de paz, de alegria, pela encarnação de um Deus que se torna familiar: mora com nós e dá esperança para nossos dias. Não vamos viver um Natal falso e comercial”, disse o líder católico aos fiéis.

“Os personagens do presépio, construídos com materiais e roupas características daqueles territórios, representam os povos dos Andes e simbolizam a chamada universal à salvação. Jesus, de fato, veio à terra concretamente para salvar cada homem e cada mulher, de todas as culturas e de todas as nacionalidades”, pontuou ainda.

Francisco ainda afirmou que para que haja um “verdadeiro Natal” é preciso não esquecer que “Deus vem estar conosco e nos pede para cuidar dos irmãos e irmãs, especialmente, dos mais pobres, fracos e frágeis que a pandemia [de covid-19] pode marginalizar ainda mais”.

A decoração ficará na praça até o dia 9 de janeiro de 2022, quando celebra-se a festa do Batismo do Senhor, com a qual a Igreja Católica encerra o Tempo de Natal. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h22
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.