Início » Unesco recomenda incluir Veneza em lista de patrimônios da humanidade em perigo

Unesco recomenda incluir Veneza em lista de patrimônios da humanidade em perigo

31 de julho de 2023 - Por Comunità Italiana
Unesco recomenda incluir Veneza em lista de patrimônios da humanidade em perigo

A Unesco recomendou nesta segunda-feira (31) a inclusão de Veneza, no norte da Itália, na lista de patrimônios da humanidade em perigo e apelou para as autoridades italianas intensificarem os esforços para proteger a cidade histórica. “Os efeitos da deterioração contínua devido à intervenção humana, incluindo o desenvolvimento contínuo, os impactos das mudanças climáticas e o turismo em massa correm o risco de causar mudanças irreversíveis no valor universal excepcional do bem”, observa o Centro do Patrimônio Mundial, braço da Unesco.   

Segundo a agência cultural da ONU, “algumas dessas questões de longa data já levaram à deterioração das características inerentes à propriedade e seus atributos”.   

Além disso, alertou que arranha-céus correm o risco de “ter um impacto visual negativo significativo” e que “os efeitos combinados das mudanças naturais e induzidas pelo homem estão causando deterioração e danos em estruturas construídas e áreas urbanas”.   

Para a Unesco, houve uma “falta de progresso significativo ” da Itália na abordagem dessas questões, algo que foi impedido “pela falta de visão estratégica conjunta geral”.   

As medidas propostas pelo governo italiano foram classificadas como “insuficientes” e precisam ser desenvolvidas. Desta forma, a inscrição da “Sereníssima” na lista de Patrimônios Mundiais em Perigo “resultará em maior dedicação e mobilização das partes interessadas locais, nacionais e internacionais”. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h00
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.