Relatório da Federação Europeia de Futebol, informa que mais de 229 milhões de espectadores de futebol, entre homens e mulheres, acompanharam a temporada 2023/24, na Europa. Foram considerados espectadores quem consome o conteúdo, seja por meio da televisão, redes sociais ou transmissões ao vivo por sites de notícias.
O estudo da UEFA é sobre o futebol europeu e a sua evolução nos últimos anos e, segundo a Federação, indicam uma tendência positiva e uma mais-valia esportiva e econômica.
O relatório também contém os dados e análises mais recentes sobre as transferências de verão, que não é mais dominada por clubes inglês e saudita e é mais focada nos jovens. As seleções europeias gastaram um total de US$ 6,7 bilhões em transferências neste verão, uma queda de 8% em relação ao recorde estabelecido no verão de 2023, mas ainda a terceira maior janela já registrada.
O relatório também se concentra na forma como os clubes estão gerindo as equipes para adaptar e melhorar a carga de trabalho dos jogadores com mais substituições, mais jogadores utilizados e minutos distribuídos de forma mais ampla entre os membros, especialmente em competições de taça. A duração cada vez mais curta dos contratos dos treinadores também emerge e analisa como se desenrola o panorama das competições nacionais de clubes.
Temporada 24/25
Durante as duas primeiras etapas da Liga das Nações, a Itália teve resultados positivos e se prepara para a terceira rodada, que acontecerá em 10 de outubro, contra a Bélgica. No Brasil, o Grupo Globo e a Disney possuem os direitos de transmissão da competição.
(Dados da Ansa, G1 e CNN Brasil)