Início » UE proíbe Itália de utilizar recursos do PNNR para construção de estádios da Fiorentina e do Venezia

UE proíbe Itália de utilizar recursos do PNNR para construção de estádios da Fiorentina e do Venezia

24 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
UE proíbe Itália de utilizar recursos do PNNR para construção de estádios da Fiorentina e do Venezia

A Comissão Europeia proibiu a Itália de usar recursos de seu Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), que é financiado por repasses do bloco, para bancar a construção dos novos estádios da Fiorentina e do Venezia.

Esse fundo da União Europeia visa estimular a economia no pós-pandemia, mas o governo italiano tentou encaixar os projetos dentro do programa. No entanto, eles não foram considerados verdadeiras obras de “requalificação urbana e social”, como é exigido.

Raffaele Fitto, ministro das Relações Europeias, enviou um comunicado declarando que a Comissão “confirmou a ilegibilidade de ambas as intervenções”. A decisão colocou um ponto final em um assunto que já se arrastava há semanas.

O dinheiro do PNRR iria financiar a revitalização do estádio Artemio Franchi, em Florença, e a construção do chamado “Bosco dello sport”, em Veneza, uma ampla área que deverá abrigar a nova casa do Venezia e uma arena esportiva.

Na capital da região da Toscana, por exemplo, a reforma do quase centenário Artemio Franchi é estimada em 450 milhões de euros. O ingresso da obra dentro do programa de financiamento, contudo, abriu questionamentos, pois o dinheiro público seria utilizado para revitalizar um local que acabará sob a gestão privada da Fiorentina. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.