Início » UE libera 450 milhões de euros para Itália por produção de hidrogênio e eletricidade renováveis

UE libera 450 milhões de euros para Itália por produção de hidrogênio e eletricidade renováveis

04 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
UE libera 450 milhões de euros para Itália por produção de hidrogênio e eletricidade renováveis

A Comissão Europeia liberou na segunda-feira (3) o envio de 450 milhões de euros para a Itália para apoiar a produção integrada de hidrogênio e eletricidade renováveis em áreas industriais abandonadas, em mais uma medida do Plano Nacional de Retomada e Resiliência (PNRR). As ajudas, segundo Bruxelas, têm o objetivo de favorecer a transição para uma economia com emissão zero, em linha com o “Green Deal” europeu.

O apoio público dado à Itália assumirá a forma de subsídios diretos para a cobertura dos custos de investimento, com um valor máximo por projeto de até 20 milhões de euros, a serem dados até 31 de dezembro de 2025.

Ainda conforme a Comissão, os projetos devem ser selecionados por meio de uma concorrência “aberta, clara, transparente e não discriminatória”. Na sua análise, o Executivo europeu ainda pontuou que o governo italiano tem condições estáveis no quadro temporário das ajudas à crise pós-pandemia de Covid-19 e que o montante é “necessário, adequado e proporcional para acelerar a transição verde”.

“Esse regime de 450 milhões de euros permitirá à Itália acelerar o desenvolvimento da capacidade do hidrogênio renovável, em linha com a estratégia da União Europeia sobre o hidrogênio”, afirmou a vice-presidente do bloco, Margrethe Vestager.

A representante ainda acrescentou que o valor “ajudará a Itália a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis importados, em linha com o plano RePowerEU, garantindo ao mesmo tempo que eventuais distorções da concorrência sejam reduzidas ao mínimo”. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h54
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.