Formado por Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, o trio italiano trouxe ao Brasil sua nova turnê “Musica”, em celebração aos dez anos de carreira

Com shows realizados em cinco cidades brasileiras no mês de outubro, Brasília (17), Curitiba (19), Porto Alegre (22), São Paulo (24 e 25) e Rio de Janeiro (27), o trio apresentou um aclamado repertório em terras verde e amarelas. Dentre os destaques, estavam as canções “Vicinissimo”, “A Chi Mi Dice”, “La Voce del Silenzio” e o single “Musica Che Resta”, alguns clássicos internacionais como “O Sole Mio”, “Historia de um Amor”. “Volare”, “Granada” e “My Way” e ainda sucessos da carreira do Il Volo como “We are love”, “El amor verdadeiro” e “Constantemente mia”, todas em arranjos especiais acompanhados pela Orquestra Sinfônica Villa Lobos.

Carreira

Ti Lascio Una Canzone (2009-10)

Os três cantores de ópera pop começaram suas carreiras no ano de 2009, quando se conheceram na segunda edição da competição musical Ti Lascio Una Canzone, da TV italiana RAI, em Sanremo. Em maio de 2009, Gianluca Ginoble venceu a competição cantando “Il mare calmo della sera”.

Durante a competição, os três foram escolhidos para interpretar como trio o clássico napolitano “‘O Sole Mio”. Depois da competição, eles continuaram a se apresentar juntos, sob os nomes de The TryoIl Trio e finalmente, Il Volo.

Em 2010, participaram do especial para caridade “We Are the World 25 for Haiti”, um “remake” do sucesso de 1989 “We Are The World”. Em fevereiro de 2010, interpretaram as musicas Granada e Un Amore Così Grande no 60º Sanremo Festival. No mesmo festival, o trio se apresentou para a Rainha Rania, da Jordânia.

Il Volo (2010-presente)

O nome do trio foi mudado para Il Volo no outono de 2010.

Seu primeiro álbum, intitulado Il Volo, foi gravado em 2010, pela Abbey Road Studio em Londres e lançado em novembro do mesmo ano, alcançando a 6º posição no ranking italiano, o que lhe rendeu o Disco de Ouro pela Federação Italiana da Indústria Musical.

A edição internacional do álbum foi lançada em abril de 2011 e foi promovido nos Estados Unidos durante a final da 10ª temporada da competição musical American Idol, na qual o grupo cantou ‘O Sole Mio’. O álbum estreou na Billboard 200 na 10ª posição, e na primeira posição no ranking de álbuns clássicos, vendendo 23.000 cópias na sua primeira semana.O álbum também entrou para o Top 10 em outros países, como Bélgica, França e Holanda e ficou em primeiro lugar na Áustria.

Il Volo foi indicado para o Grammy Latino nas categorias de Melhor Álbum Latino por Dueto ou Grupo com o álbum Il Volo (Edicion En Español) e como Melhor Artista Revelação.

Em novembro de 2011, Il Volo lançou o álbum “Christmas Favorites”, que contém um dueto com Pia Toscano. Na mesma época, seu primeiro álbum foi relançado numa edição especial adicionando as músicas de “Christmas Favorites”.

Um ano depois, em novembro de 2012, o grupo lançou seu terceiro album, “We Are Love”. Em novembro de 2014, após saírem da gravadora Universal Music e assinarem contrato com a Sony Music/Columbia, foi anunciada a participação do trio no Festival de Sanremo. Em 14 de fevereiro de 2015, Il Volo, com a canção Grande amore venceu o Festival de Sanremo, obtendo assim a oportunidade de participar do Festival Eurovisão da Canção 2015 para representar a Itália. Logo após o Festival, no dia 20 de fevereiro lançou o EP “Sanremo grande amore”

Apesar de não terem ganho o Festival Eurovisão da Canção 2015, ganharam os votos telefônicos do público europeu, algo bem mais importante do que qualquer troféu, uma vez que ganharam os corações do povo.