La Via dell’Amore, ou O Caminho do Amor, liga as aldeias de Riomaggiore e Manarola, que faz parte da belíssima região de Cinque Terre da Riviera, na Ligúria, no noroeste da Itália. O caminho é plano e curto, diferentemente das outras trilhas da região, possui um pouco mais de um quilômetro de extensão, é cercado por grades, mas possui vistas de tirar o folego a cerca de 30 metros acima do nível do mar. Via dell’Amore é uma das quatro partes do Sentiero Azzurro, ou O Caminho Azul, que é a trilha mais popular do Parque Nacional Cinque Terre.
A trilha que recebeu o nome por ser um ponto de encontro para casais daquelas duas pequenas aldeias foi fechada em 24 de setembro de 2012 quando houve um grande deslizamento de rochas que feriu alguns turistas. Três anos depois, em abril de 2015, apenas 200 metros da trilha haviam sido reabertos. Os reparos incluíam a instalação de grades e redes de segurança, o reforço de barreiras contra queda de rochas, a reconstrução de um pequeno pedaço do túnel lateral de Manarola e o recapeamento do piso.
Os turistas precisarão desembolsar 10 euros para conhecer via e agendar a visita previamente, pois haverá o limite de 400 pessoas por hora, divididos em grupos de 100 pessoas casa. As reservas poderão ser feitas aqui.
A trilha estará aberta sempre no sentido Riomaggiore a Manarola, todos os dias da semana. Os horários de funcionamento são os seguintes:
- De 1º de novembro a 31 de março: das 9h30 às 17h00 (último acesso poderá ser feito às 16h30m)
- De 1º de abril a 31 de outubro: das 8h00 às 19h00 (último acesso às 18h30m)
(Dados da RaiNews e Euronews)