O projeto é feito em um triciclo de 1948, criado no período pós guerra

O projeto literário, realizado em um triciclo é conhecido como Apelettura.

De acordo com a Ansa, o lema é: Se as crianças não vão atrás dos livros, os livros vão até elas.

Há três anos em atividade, a biblioteca móvel disponibiliza para crianças livros infantis no objetivo de incentivar a leitura.

A ideia surgiu de Annamaria Di Giovanni, diretora da Biblioteca Central da Criança de Roma.

Segundo a Ansa, o triciclo, um Apecar carregado de livros, também exibe as últimas notícias editoriais e informa sobre eventos culturais pela região.

O veículo atravessa toda a capital dando livros e promovendo momentos de leitura com as crianças, o motorista é Giuseppe, ou ‘Pino’ para os mais próximos.

“Não é um negócio simples, especialmente porque se trata de conseguir prender a atenção delas, e o número de crianças, muitas vezes, é alto”, explica.

Apesar de não ser tão simples, para Pino o projeto é totalmente recompensador.

“Você tem a chance de recriar uma magia, porque o livro tem essa função de trazê-los para um mundo imaginário, enquanto eles sentam ao lado de seus amigos ou camaradas”, disse.

O famoso e colorido triciclo passa pelas ruas de Roma, mas também oferecem uma parada nos museus da capital.

As crianças, após a seção de leitura, fazem um passeio que passa por 5 museus. Palazzo Braschi (Museu de Roma), Mercado de Trajano, Museus Capitolinos, Ara Pacis e a Centrale Montemartini.

De acordo com a Ansa, a próxima aparição do Apelettura será no dia 21 de setembro, na Villa Mercede, e depois nos dias 23 e 29 de setembro, no Centro Cultural Elsa Morante.