O pedagogo italiano, idealizador do projeto “A cidade dos meninos e das meninas”, participou de um encontro promovido pela Secretaria Escolar do Consulado Geral em São Paulo, em conjunto com a secretaria cultural do município de Jundiaí.
Com o intuito de valorizar e desenvolver o sistema educacional italiano no Brasil, a Secretaria Escolar do Consulado Italiano Geral em São Paulo organizou, no começo de agosto, um encontro com Francesco Tonucci. O evento foi feito em conjunto com a Secretaria de Cultura de Jundiaí, cidade do estado de São Paulo, e teve uma apresentação do projeto internacional “A cidade dos meninos e das meninas”, já adotado por seis cidades do Estado de São Paulo.
Segundo o Consulado Italiano Geral em São Paulo, Tonucci se reuniu com corpo de educadores do Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba e reforçou a importância da construção de espaços e momentos educativos que respeitem os direitos das crianças, os seus tempos de aprendizagem e as suas personalidades.
Também ocorreu uma oficina com os alunos da escola municipal, que permitiu que eles se expressassem de diversas formas, como atividades corporais e gráficas.
Durante a encontro no Consulado, Tonucci comentou os artigos mais significativos da Convenção sobre os Direitos da Criança e refletiu sobre a construção de cidades que respeitem a criança como cidadão consciente e participante.
“A cidade dos meninos e das meninas”, é o principal projeto nascido das ideias de Francesco e já está presente em mais de 200 cidades ao redor do mundo.
O projeto promove a participação, autonomia e brincadeira de meninos e meninas. Também defende a participação e a opinião das crianças sobre todos os assuntos que lhes dizem respeito, de forma que garanta suas autonomias. Segundo Tonucci, a reapropriação de uma relação autónoma com o contexto urbano garante o exercício dos direitos das crianças. O projeto defende o direito de brincar, afirmando que meninos e meninas têm direito ao tempo livre e ao descanso, à participação em atividades lúdicas e recreativas e à participação livre na vida cultural e artística.
Além disso, o projeto “A cidade dos meninos e das meninas” promove o crescimento de uma rede internacional como espaço de encontro, troca de experiências e construção de estratégias comuns para fortalecer o projeto num contexto urbano amigo das crianças.
(Informações da AISEI e da Associação de Promoção Internacional Francesco Tonucci)