Início » Teatro alla Scala nega que ópera russa escolhida para abrir temporada seja ‘propaganda de Putin’

Teatro alla Scala nega que ópera russa escolhida para abrir temporada seja ‘propaganda de Putin’

23 de novembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Teatro alla Scala nega que ópera russa escolhida para abrir temporada seja ‘propaganda de Putin’

O superintendente do Teatro alla Scala, de Milão, Dominique Meyer, voltou a defender na terça-feira (22) a escolha de apresentar uma ópera russa na abertura da temporada 2022/2023 e disse que a decisão “não é uma propaganda para Vladimir Putin”. “Não há nada aqui que vá contra a Ucrânia. Há um espetáculo que está sendo preparado há três anos, uma grande obra de arte. E repito: não vou me esconder ao ler Dostoiévski ou Puskin”, disse durante a apresentação oficial do cronograma.

A ópera escolhida para a abertura da temporada em 7 de dezembro é a “Boris Godunov”, de Modest Mussorgsky (1839-1881), e foi alvo de um protesto formal do cônsul ucraniano em Milão, Adrii Kartysh.

Para o diplomata, a cultura é “utilizada pela Federação Russa para dar peso na afirmação de sua grandeza e potência” e “assegurar a sua propagação não pode nutrir a imagem do regime vigente hoje”.

Também presente na apresentação, o diretor Kasper Holten defendeu que o “mundo precisa de mais arte e não de menos”.

“Mussorgsky era um artista que tinha colocado o poder em discussão, que nunca escondeu a crueldade. Por isso, é justo fazer isso agora”, afirmou.

Para Holten, Boris é um personagem do estilo shakespeariano que é consumido pelo poder “como Macbeth ou Ricardo III”. “Os hábitos são em parte aqueles da época de Boris, pelos anos 1500, de Puskin, dos anos 1800, e dos atuais porque é uma história de vítimas inocentes de homens que querem o poder com cinismo, homens que são iguais nas épocas de Boris, Puskin ou na nossa”, pontuou ainda.

Além de reclamar da abertura com a ópera, a Ucrânia ainda queria que um recital da soprano Anna Netrebko fosse cancelado.

Ao todo, a programação 2022/23 terá ao menos 272 espetáculos, entre eles, 10 concertos da Filarmonica della Scala. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h14
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.