Início » Giorgio Silli, Subsecretário de Relações Exteriores da Itália, participa de evento no Rio

Giorgio Silli, Subsecretário de Relações Exteriores da Itália, participa de evento no Rio

10 de abril de 2025 - Por Comunità Italiana
Giorgio Silli, Subsecretário de Relações Exteriores da Itália, participa de evento no Rio

O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, estará no Rio de Janeiro no próximo dia 22 de abril para participar de um encontro que discutirá a influência italiana no Brasil e no mundo por meio da migração, da cultura e do turismo. O evento será realizado presencialmente no Rio, no polo cultural ItaliaNoRio, como parte da 12ª Semana Internacional da Magna Grécia. A atividade começará às 15h.

Além de Silli, estarão presentes o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese; o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini; o diretor do Instituto Italiano de Cultura no RJ, Marco Marica; o ex-parlamentar e atual presidente da Fundação Magna Grécia, Nino Foti; Ivana Jelinic, representando a Agência Nacional de Turismo da Itália; e Pietro Petraglia, da Editora Comunità e da revista Comunità Italiana.

O diálogo será realizado no marco da 12ª Semana Internacional da Magna Grécia, que ocorre nos dias 22 e 24 de abril. Estão previstos debates ainda sobre “A proteção do Made in Italy: o papel e os desafios da nova criminalidade digital”. Este diálogo também será dia 22 no polo cultural ItaliaNoRio, das 15h às 18h. O outro debate, intitulado “Convenção das Nações Unidas contra o crime cibernético e modelos nacionais de cibersegurança”, será realizado no dia 24, no Teatro Sala Itália do Instituto Italiano de Cultura, das 10h às 13h.

Entre os nomes de destaque confirmados estão o procurador italiano Nicola Gratteri, conhecido por sua atuação firme contra o crime organizado; Michele Carbone, diretor da Direção Investigativa Antimáfia; e Antonello Colosimo, presidente do Tribunal de Contas da Úmbria e do órgão de vigilância da Fundação Magna Grécia.

Fundação Magna Grécia

A Fundação Magna Grécia é uma organização internacional sem fins lucrativos que, há quarenta anos, promove o desenvolvimento do Sul da Itália por meio de estudos, pesquisas e projetos relacionados a temas como cultura, turismo, economia, energia, meio ambiente e saúde. 

Por meio de mesas-redondas, o evento analisa criticidades e oportunidades, estimulando reflexões e propostas concretas para o crescimento da Itália e do país anfitrião. A ideia é fomentar o intercâmbio de conhecimento e a articulação entre instituições públicas e privadas da Itália e do país anfitrião.

Por meio desses projetos, a Fundação Magna Grécia confirma seu compromisso em consolidar o vínculo entre os italianos no mundo e seu país de origem, e por isso tem programado retornar em breve ao Rio de Janeiro, em junho de 2025, com uma iniciativa dedicada à nova energia nuclear e à cibersegurança das infraestruturas energéticas — temas que vêm recebendo atenção crescente, não apenas no âmbito da transição e segurança energética, mas também porque a cibersegurança das infraestruturas energéticas tornou-se uma prioridade estratégica, considerando o papel crítico desses sistemas para a estabilidade nacional.

Em nota, a Fundação Magna Grécia afirmou ainda que “a emigração italiana no Brasil não é apenas uma lembrança do passado, mas uma realidade viva e dinâmica, que merece o apoio das instituições e das comunidades italianas no exterior e que representa um elemento-chave para construir uma ponte sólida entre passado, presente e futuro entre Itália e Brasil. Portanto, com um olhar voltado tanto para a tradição quanto para a inovação, a FMG continua trabalhando para construir conexões culturais, econômicas e sociais, reafirmando o valor da italianidade em um contexto global cada vez mais interconectado”.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários