Stefano Bonaccini larga na frente na disputa pela liderança do Partido Democrático

O governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, largou na frente na disputa pela liderança do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), principal força de oposição ao governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni. Segundo dados provisórios divulgados neste sábado (18) pela comissão nacional que organiza o congresso do PD, Bonaccini tem até o momento 54,03% dos votos (71.043) entre os inscritos na legenda, contra 33,91% (44.590) da deputada Elly Schlein.
A votação foi aberta em 3 de fevereiro e já terminou na maior parte das regiões do país, mas prossegue nas duas mais populosas, Lombardia e Lazio, até este domingo (19).
Em seguida aparecem o deputado e ex-presidente do PD Gianni Cuperlo, com 7,50% (9.977), e a também deputada e ex-ministra dos Transportes Paola De Micheli, com 4,46% (5.869).
Com isso, Bonaccini e Schlein disputarão as primárias do próximo dia 26 de fevereiro, que serão abertas para todos os eleitores, inclusive os de outros partidos.
Esse resultado já era esperado e oporá o experiente governador da Emilia-Romagna, bastião histórico da esquerda italiana, a uma jovem representante das alas mais progressistas do partido e que, curiosamente, foi vice de Bonaccini entre 2020 e 2022.
Embora o governador de 56 anos apareça como favorito, a diferença para Schlein, 37, na votação entre os filiados ao PD mostra que a disputa pode ser apertada nas primárias, que envolverão um número de eleitores muito maior. (com dados da Ansa)