Início » Sorriso de uma cidade

Sorriso de uma cidade

23 de novembro de 2023 - Por Mauricio Cannone
Sorriso de uma cidade

Niterói completa 450 anos e Prefeitura organiza megaevento que reúne várias frentes culturais espalhadas pela cidade

Ela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Rio de Janeiro, do qual foi capital antes da fusão com a antiga Guanabara. Mais educação, mais saúde, mais sustentabilidade. Mais qualidade de vida, principalmente. Ela está de parabéns. Fundada pelo índio Arariboia em 1573, Niterói — conhecida como a Cidade Sorriso pelo seu aspecto amigável e acolhedor — comemora no dia 22 de novembro 450 anos.

Membro da primeira geração no Brasil de família de origem toscana, o escritor imortal Marco Lucchesi ocupa a cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu de 2018 a 2021. Atual presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Lucchesi nasceu no Rio, no dia 9 de dezembro de 1963, mas desde os oito de idade vive em Niterói, onde fica a sede da revista Comunità Italiana, da qual é colunista. Para o escritor, a cidade com a qual se identifica e a publicação, que em 2024 completará 30 anos de circulação ininterrupta, estão intimamente ligadas.

— A presença da revista Comunità Italiana confunde-se com a história dos últimos quase 30 anos da cidade de Niterói. Ela nasce numa perspectiva de comunidade e abraça compromisso nacional e internacional. É história de testemunho, de oportunidades construídas nas relações transatlânticas, que reunidas na cidade em que vivemos encontrou no dia a dia sentimento profundo de origem e de construção de futuro — observa Lucchesi.
Ano ítalo-brasileiro

Este foi o ano no qual as relações ítalo-brasileiras estreitaram-se, especialmente em Niterói. Antes de voltar para o outro lado do Atlântico e ser sucedido por Alessandro Cortese, o embaixador da Itália Francesco Azzarello firmou colaboração com a Prefeitura da cidade fluminense em diversas áreas, como sustentabilidade, preservação do meio-ambiente, turismo, hotelaria, gastronomia, arquitetura e restauração, tecnologia de segurança, desenvolvimento e expertise do setor portuário, economia criativa e esportes. Azzarello foi, inclusive, agraciado com o título de cidadão honorário de Niterói, no final de setembro, quando estava deixando o cargo.
Em 2023, houve tantos eventos ligados ao Belpaese na mesma cidade entre os quais Esperienza Degust’Italia, organizado pelo Grupo Comunità no Reserva Cultural. Ou o projeto Niterói Amor Mio, que contou histórias de imigrantes italianos que se estabeleceram na cidade. No qual também pode-se incluir o livro Cucina d’Amor, que conta histórias e receitas de italianos vindos para o Brasil, escrito por Suzanne Iervolino e com receitas de seu marido Bruno Marasco, chef de cozinha que saiu da pequena Sant’Agata di Esaro, província de Cosenza, na Calábria. Isso sem falar na passagem pela orla de Niterói, em outubro passado, do veleiro italiano Amerigo Vespucci, que dá a volta ao mundo.

“Cidade Excelente”

Não se pode esquecer outro detalhe. Niterói foi a grande campeã da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. O prêmio é conferido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, responsável pela avaliação dos municípios.
Niterói ganhou o prêmio principal como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro. Além disso, liderou e conquistou três quesitos que fazem parte da avaliação. Foi considerada a melhor em matéria de governança, eficiência fiscal e transparência; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Após a etapa estadual, Niterói tentará ganhar também o Prêmio Band Cidades Excelentes a nível nacional, que será realizado em dezembro, em Brasília.

Curiosidade revelada pelo Censo 2022. Niterói é o município que concentra mais presença feminina no estado do Rio de Janeiro em termos proporcionais. Com 481.749 habitantes, a cidade tem 261.069 mulheres, ou seja, 54,19%, contra 221.680 homens (45,81%), sempre segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Proporcionalmente, é o quarto município do Brasil em presença feminina atrás de Santos, Salvador e São Caetano do Sul, as três maiores. A cidade tem 3.601,67 habitantes por quilômetro quadrado.

Shows e festas para todos os gostos

As comemorações dos 450 anos de Niterói já começaram. São diversas e divertidas. No total, são 20 espetáculos em quatro palcos espalhados pela cidade. No Theatro Municipal de Niterói, nas Praias de Icaraí e Piratininga e no Parque Rural, no Engenho do Mato. A programação, completamente gratuita, apresentou e apresenta nomes famosos: Alceu Valença, Vanessa da Mata, Gabriel Sater, Teresa Cristina, Alcione, Marisa Monte, Barão Vermelho e Detonautas. A festa começou no dia 11 de novembro e só tem data marcada para terminar no dia 26 do mesmo mês.

Por que fazer shows em diferentes locais da cidade? A meta da Prefeitura é descentralizar as celebrações para facilitar deslocamento de moradores e turistas que vieram e vão vir ainda para a festa. A variedade dos eventos procura agradar a espectadores e fãs de diversos gostos. Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, as festividades dos 450 anos de Niterói representam um marco.

— São 450 anos de história da nossa cidade, que se desenvolveu durante todos esses anos a partir da contribuição de cada niteroiense. Preparamos shows em que todos poderão comemorar essa data especial, independentemente da idade e do gosto musical. A Prefeitura pensou em programação bastante variada, recheada de talentos, para que essa data fique marcada na memória de todos nós por muitos e muitos anos — diz Grael.

A primeira noite da festa foi em grande estilo, com show de Alceu Valença, na Praia de Piratininga. DJ Pinaud, Emerson Campos, Sávio e a banda Bicho Solto abriram a noite para o músico pernambucano autor de grandes sucessos. No Parque Rural, houve programação voltada para o universo sertanejo, com espetáculos de Gabriel Sater e João Gabriel.

No palco do Engenho do Mato, houve apresentação do DJ Guilherme Mello, Violúdico, Bia Bedran, Claudio Vieira e Lara Zuzarte.
As mulheres tiveram espetáculos dedicados somente a elas. Além do show de Marisa Monte, em Icaraí, a DJ Cris Pantoja e as cantoras Ella Z, Biab, Kell Smith e Vanessa da Mata se apresentaram na Praia de Piratininga.

O palco da Praia de Icaraí foi marcado como cenário pelo show inédito do encontro dos roqueiros do Barão Vermelho com os do Detonautas. Os niteroienses Dalto, Sabino e Biafra também mostraram seus talentos juntos em Icaraí no mesmo dia.

No fim de semana de 25 e 26 de novembro, a Praia de Icaraí terá ioga e ginástica pela manhã. No fim de tarde, a cantora e compositora Teresa Cristina se apresentará no sábado, dia 25, e Alcione, no domingo, 26.

Ah, o dia especial. A solenidade pelos 450 anos de Niterói está marcada para o Theatro Municipal da Cidade Sorriso, no dia 22 de novembro. São esperadas autoridades e personalidades importantes do município. A cerimônia vai ter apresentações da Orquestra da Grota, do Projeto Aprendiz e do trio Azymuth. Imperdível.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 00h15
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.