O tenista italiano Jannik Sinner mostrou porque é o atual número 1 do mundo ao derrotar o norte-americano Taylor Fritz, novamente, por 2 sets a 0, neste domingo, 17/11, em Turim, e conquistar o ATP Finals pela primeira vez. Os placares ficaram em 6-4 e 6-4. Sinner venceu o torneio ‘Masters’ pela primeira vez em sua carreira e foi o primeiro italiano a vencer a ATP Finals.
É o 18.º título da carreira de Sinner, sendo o oitavo da temporada. Sinner amplia sua classificação (uma diferença de mais de quatro mil pontos sobre Zverev), tornando-se o terceiro jogador da Era Aberta a vencer o Aberto da Austrália, Flushing Meadows e ATP Finals, depois de Federer e Djokovic.
A Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni disse que ele “ainda escreve a história do tênis italiano”, “Parabéns a Jannik Sinner que, com a vitória no ATP Finals de Turim e concluindo a temporada em primeiro lugar no ranking, escreve mais uma página histórica para o tênis italiano. Uma vitória que premia o talento, a dedicação e a paixão. Obrigada”.
Sinner agradeceu ao público ao dizer que “é um momento especial, porque significa muito vencer diante deste público incrível. Tentei encontrar um tom melhor do que no ano passado, hoje houve mais tensão. Sou feliz de compartilhar isso com o público italiano.” Sinner chegou à final com uma campanha impecável, derrotando grandes nomes, como Daniil Medvedev, Casper Ruud e Alex de Minaur, sem perder sets ao longo do torneio.
As ATP Finals permanecerão na Itália até 2030. O anúncio foi feito pelo presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, durante a cerimônia de premiação.
(Dados da Ansa e Jovem Pan)