Início » Setor agrícola da Itália registra número recorde de pedidos de trabalho para migrantes

Setor agrícola da Itália registra número recorde de pedidos de trabalho para migrantes

28 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Setor agrícola da Itália registra número recorde de pedidos de trabalho para migrantes

O número de pedidos para contratar trabalhadores estrangeiros de fora da União Europeia (UE) na Itália, sob o sistema de cotas para 2023, superou a quantidade de vagas disponíveis quando as inscrições online foram abertas na segunda-feira (27), no chamado “Click Day”.

De acordo com o Ministério do Interior, mais de 240 mil solicitações foram feitas por migrantes até às 19h (horário local). Isso é cerca de três vezes mais a cota prevista pelo governo, que é de 82.705 vagas.

Mesmo com o alto fluxo de pedidos, os migrantes ainda têm até 31 de dezembro de 2023 para apresentar a inscrição, apesar de as solicitações serem examinadas por ordem cronológica.

“Hoje, abriu o ‘click day’, são 82 mil cotas, sabemos que há mais solicitações, mas estamos falando de atividades que não sejam cotas sazonais ou formativas. Vamos monitorar a situação, o governo, com certeza, está atento ao assunto e estamos olhando para um planejamento mais amplo para entender se teremos que intervir novamente”, afirmou a ministra do Trabalho da Itália, Marina Elvira Calderone.

Mais cedo, a Confederação-Geral dos Cultivadores Diretos (Coldiretti) explicou que o aumento da demanda é uma indicação da falta de mão de obra em vários setores e pediu que a cota de entrada fosse elevada.

O decreto sobre os fluxos migratórios para 2023, aprovado no final do ano passado, fixou um total de 82.705 vagas e incluiu diferentes tipos de funcionários entre trabalhadores assalariados, sazonais e freelancers.

Das novas entradas em 2023, 44 mil são cotas para trabalho sazonal na agricultura e no setor hoteleiro e turístico. As principais organizações agrícolas dizem, no entanto, que esse número é baixo.

“No campo, com a chegada da primavera, são necessários pelo menos 100 mil trabalhadores para suprir a escassez de mão de obra que atingiu duramente o campo no ano passado com a perda significativa de safras”, declarou o presidente da Coldiretti, Ettore Prandini, pedindo uma nova medida.

Em 2022, o decreto de fluxo havia fixado o número de entradas em 69.700. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Você é a favor de diminuir o tempo requerido de 10 para 5 anos para imigrantes aplicarem para a cidadania italiana?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 19h18
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.