A série italiana “The Good Mothers” (“As Boas Mães”, em tradução literal) conquistou na quarta-feira (22) o Berlinale Series Award, primeiro prêmio do gênero em um grande festival de cinema. Com o selo Disney+, a atração é inspirada em um livro homônimo escrito pelo jornalista britânico Alex Perry e superou a concorrência de outras seis produções no Festival de Berlim, que criou neste ano um prêmio voltado exclusivamente às séries.
Dirigida por Julian Jarrold e Elisa Amoruso, “The Good Mothers” narra a vida na ‘ndrangheta, a poderosa máfia calabresa, a partir do ponto de vista das mulheres que ousaram desafiá-la.
A série é composta por seis episódios e se concentra na história de uma jovem e brilhante procuradora, Anna Colace (Barbara Chichiarelli), que decide investigar a ‘ndrangheta mirando suas mulheres, como as esposas, amantes e mães dos chefões, figuras femininas sempre marginalizadas pela violência e pelo sistema patriarcal das máfias.
O elenco também conta com as presenças de Gaia Girace, conhecida por sua interpretação de Lila em “My Brilliant Friend” (“A Amiga Genial”), Valentina Bellè, Barbara Chichiarelli, Francesco Colella, Simona Distefano, Andrea Dodero e Micaela Ramazzotti.
“‘The Good Mothers’ nos conquistou com seus personagens multifacetados que são tratados com cuidado e evoluem diante de nossos olhos”, diz um comunicado do júri do Berlinale Series Award, formado por André Holland, Danna Stern e Mette Heeno.
“Os criadores da série foram meticulosos em recriar um mundo autêntico e detalhado, apresentado por um elenco estelar e com performances que fizeram nossos corações dispararem”, acrescenta a nota. (com dados da Ansa)