Mais de 10 mil pessoas são esperadas em dezenas de atividades culturais gratuitas no mês de maio

No ano em que completa 15 anos, a Semana da Europa traz ao público brasiliense entre os dias 4 e 19 de maio uma ampla programação cultural que inclui música, cinema, esporte, gastronomia, debates e muito mais. Ao longo desse período, o evento se consolidou na agenda cultural da cidade e já alcança um público estimado em 10 mil pessoas na capital federal, sempre com atividades gratuitas. A Semana da Europa é promovida pela EUNIC (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

Tudo começa no dia 4 de maio, quando o Bazar Europeu permitirá ao brasiliense uma imersão na cultura, na música e na culinária de muitos países do continente. No dia seguinte (5), dois mil atletas vão pintar de azul o Eixão Sul da cidade ao disputar a 15ª edição da Corrida União Europeia. A tradicional Mostra de Cinema Europeu tem sua noite de abertura no dia 10, no Cine Brasília, mesmo local onde será apresentado, no dia 14, o Concerto Clássico Europeu.

A XV Semana da Europa também marcará o início de um novo projeto da EUNIC na capital federal: o apoio à Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF, em um trabalho que envolve formação musical, o contato dos integrantes da Orquestra com músicos europeus, e apresentações do conjunto em grandes eventos. Para viabilizar o trabalho, os recursos da EUNIC Global (que tem sede em Bruxelas), vão se somar aos do SESC-DF, que financia o programa.

Para o presidente da EUNIC em Brasília e diretor da Aliança Francesa, Matthieu Bernard, a Semana da Europa tem muito a comemorar nesse momento: “Nossos eventos têm alcançado a cada ano mais pessoas e sentimos que já conquistamos um espaço no coração dos brasilienses”, celebra Bernard. “Isso nos permitiu ampliar nossa relação com a cidade e contribuir com esse lindo projeto conduzido pelo Maestro Altair Paulo com os alunos da Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF. Teremos muito a aprender juntos”, afirma.

Claudia Gintersdofer, Encarregada de Negócios a.i. da União Europeia no Brasil, conta que a Semana oferece aos brasileiros a oportunidade de mergulhar no mundo europeu e sua diversidade. “O público tem sido muito receptivo à programação que elaboramos. Sempre procuramos trazer o que há de melhor na cultura europeia. Hoje, a Semana da Europa já é bem conhecida no mapa cultural de Brasília, graças a colaboração dos Estados Membros da UE e muitos outros parceiros”, explica.

PROGRAMAÇÃO

Bazar Europeu (4 de maio)

Realizado desde 2007 em Brasília, o Bazar Europeu está de casa nova: a Aliança Francesa (SEPS 708/907). Em um lindo jardim projetado por Burle Marx, o público poderá provar pratos típicos de países europeus, vinhos e cervejas especiais, enquanto assiste a diversas atrações, como as cantoras Kajsa Beijer (Suécia); Georgia Alo (Alemanha); a Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF (Brasil); e o grupo franco-brasileiro Cao Laru.

Em paralelo, muitas outras atividades estarão espalhadas pela Aliança, como o workshop de dança flamenca com o grupo Capricho Espanhol e a programação infantil. Os pequenos poderão ouvir histórias contadas em inglês, francês, espanhol e alemão e se divertir em oficinas de Slime (geleca) e de Cookie Decoration (biscoitos decorados).

Corrida União Europeia (5 de maio)

A 15ª Corrida da União Europeia será realizada no dia 5 de maio (domingo), no Eixão Sul de Brasília e contará com as seguintes modalidades: 10 milhas – aproximadamente 16km (largada às 6h30); 10km e 5km (largada às 7 horas). Qualquer pessoa acima de 18 anos e em condições físicas adequadas para a prática esportiva pode participar. O percurso de 5km é aberto para corredores a partir de 16 anos.

Com o objetivo de fomentar o esporte para Pessoas com Deficiência (PCD), a Corrida possui uma modalidade especial para esses atletas. Serão 5 km para cadeirantes e andantes. Para esta premiação, será considerada a ordem de chegada.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.centraldacorrida.com.br/uniaoeuropeia. Os kits poderão ser retirados no Bazar Europeu na Aliança Francesa de Brasília (SEPS 708/907, lote A), que acontece na véspera do evento, dia 4 de maio.

Café com Europa (8 de maio)

A relações entre Brasil e União Europeia nos campos da ciência, tecnologia e inovação são tema do Café com Europa, painel que reunirá embaixadores de

países da UE no Brasil, acadêmicos e estudantes. O evento, que será realizado no auditório do Instituto Cervantes, segue a tradição da Semana da Europa em promover debates sobre questões atuais e estratégicas em relações internacionais.

Mostra de Cinema Europeu

A Mostra de Cinema Europeu – que será realizada entre 10 e 19 de maio no Cine Brasília e conta com 15 produções de 16 países – se volta nesta edição para o tema “futuro”. Os filmes selecionados captam um planeta em transe, seja pelos visíveis efeitos da crise ambiental (caso do documentário “Ouro Verde” (Bélgica), ou pelas soluções tecnológicas que permeiam as relações sociais e afetivas (tema presente em “Inimigo Confidencial”, República Tcheca/Eslováquia). O desafio de projetar novos horizontes para a vida nas cidades está colocado em obras como “Da construção do futuro – 100 anos de Bauhaus” (Alemanha) e Bikes versus Carros (Suécia).

A abertura da Mostra (dia 10/4, às 19h) contará com uma sessão dupla, iniciada pelo premiado curta croata “O último poço”. No enredo, o ano é 2037 e a Croácia abriga a última fonte de água potável de uma Europa devastada. Em seguida, o público poderá conferir o longa “O que estamos esperando?”, documentário francês que registra a trajetória de uma pequena vila na região da Alsácia, com 2.200 habitantes, para se tornar uma cidade sustentável e se preparar para a era pós-petróleo.

Concerto Clássico Europeu (14 de maio)

Três grandes nomes da música clássica na Europa estarão em Brasília para realizar o Concerto Europeu junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Chega à cidade o renomado maestro francês Benoît Fromanger, que dirigiu por sete anos a Orquestra Sinfônica de Bucareste e, agora, atua regularmente na regência da Orquestra da Ópera Turquia-Samsun.

Como solistas, se apresentam no Concerto o premiado pianista polonês Wojciech Waleczek, que já participou com destaque em orquestras sinfônicas, recitais de piano solo e concertos de música de câmara em 21 países da União Europeia; e o violoncelista português Bruno Borralhinho, que além de diretor artístico do Ensemble Mediterrain, é membro da Orquestra Filarmônica de Dresden (Alemanha).

História da EUNIC Brasil

A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia apenas três institutos – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada por uma associação que conta com 44 instituições, representando estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.

EUNIC no mundo

A EUNIC é uma rede global formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da UE e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Existem hoje cinco clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Serviço:

Brasília

● Bazar Europeu – 4 de maio

● Corrida União Europeia – 5 de maio

● Café com Europa – 8 de maio

● Mostra de Cinema Europeu – 10 a 19 de maio

● Concerto Clássico Europeu – 14 de maio

Acesse a programação completa em www.semanadaeuropa.org

(Ambasciata d’Italia Brasilia)