Início » 4ª edição da Scena acontecerá em São Paulo

4ª edição da Scena acontecerá em São Paulo

04 de dezembro de 2024 - Por Comunità Italiana
4ª edição da Scena acontecerá em São Paulo

Entre 12 e 15 de dezembro, São Paulo receberá a Semana da Cena Italiana Contemporânea (Scena), com propostas que reúnem referências clássicas e contemporâneas da dança do sul da Itália. O evento está em sua quarta edição e apresentará os trabalhos “Vanitas” e “Cloud”.

A Scena encerra o ano de celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, colocando em evidência jovens artistas provenientes do sul da Itália. Esta edição visa mais uma vez lançar um olhar na produção teatral italiana contemporânea de qualidade, que sabe provocar, inovar, estimular a reflexão sobre o mundo no qual vivemos e sobre nossa relação com os outros, o espaço e o tempo. “São regiões de enorme tradição cultural, porém mais distantes dos grandes centros da produção cultural atual, concentrada sobretudo no centro e norte da Itália”, afirma a curadora do evento, Rachel Brumana.

Os espetáculos misturam temáticas e referências clássicas, como a pintura europeia pós-renascentista a um imaginário contemporâneo, midiático e efêmero.

Em “Vanitas”, a história da pintura italiana dialoga com o presente ao questionar a vaidade. Parte de uma reflexão sobre a vanitas como gênero pictórico, Giovanfrancesco Giannini, Fabio Novembrini e Roberta Racis reinterpretam na contemporaneidade a iconografia da vaidade em relação ao tema macro da crise de nosso tempo. Inquietação, crise de pensamento, vazio de sentido: a vaidade como lei do mundo.

Na História da Arte, pinturas feitas no estilo vanitas (gênero comum nos séculos XV, XVI e XVII na Europa) desejam lembrar a efemeridade da vida, a futilidade de buscar prazeres e a certeza da morte. Símbolos vanitas frequentemente incluem caveiras, lembranças inevitáveis da morte; frutas apodrecidas, que simbolizam a decadência trazida pelo envelhecimento; bolhas, fumaça, relógios e ampulhetas, que evocam a brevidade e a natureza efêmera da vida.

As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro, às 20:00 no SESC Belenzinho. Após a sessão do dia 12, haverá bate-papo com os artistas e mediação de Renan Marcondes.

Mais informações no site oficial.

Já “Cloud”, um solo apresentado por Giannini, é uma reflexão sobre a política das imagens e sobre a representação midiática dos corpos, organizada em torno dos conceitos de duração e repetição: a performance se desenrola ao longo de um período de uma hora e é composta por duas repetições de cerca de trinta minutos cada; o público pode entrar e sair entre uma e outra. A performance une os gestos do artista a diversas projeções de vários lugares, retiradas da internet e de seu acervo pessoal. Segundo ele, o espetáculo traz uma reflexão sobre o conceito de arquivo, em especial os digitais, “que todos nós possuímos e armazenamos diariamente em nossos dispositivos”.

O conteúdo é o mesmo, mas o corpo e o espírito do performer não serão os mesmos entre a primeira e a última réplica. A relação com a violência das imagens adquire assim um caráter ritual e se inscreve no contexto da fadiga física e mental, da obstinação de uma permanência prolongada em cena, em um percurso repleto de imagens e vídeos do vórtice da web ao arquivo pessoal de dados.

Será possível assistir às apresentações nos dia 14, às 20:00, e 15, às 17:00.

Mais informações no site oficial.

(Dados da Ansa e Istituto Italiano di Cultura)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Depois do Globo de Ouro, você acredita em um Oscar para Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 17h32
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.