Início » Sede do jornal italiano ‘La Stampa’ em Turim é alvo de vandalismo

Sede do jornal italiano ‘La Stampa’ em Turim é alvo de vandalismo

03 de agosto de 2022 - Por Comunità Italiana
Sede do jornal italiano ‘La Stampa’ em Turim é alvo de vandalismo

A sede do jornal italiano “La Stampa”, localizada em Turim, foi alvo de vandalismo durante a noite do último domingo (31) e madrugada de segunda-feira (1º). A fachada do prédio foi pichada com escritas de movimentos contra vacinas e contra a Ucrânia.

“Essa noite, a sede do nosso jornal foi atacada e vandalizada por pessoas ‘no war’, ‘no vax’, mas sobretudo ‘no brain’ [sem cérebro]. Como sempre, não vamos ser condicionados por esses atos de intimidação e violência. Continuaremos a trabalhar com toda a tranquilidade e para garantir uma informação correta, livre e plural”, informou a direção em nota.

Já o Comitê de Redação dos Jornalistas (CDR) também emitiu um comunicado em que afirma que esse é o “enésimo ato de violência” contra a publicação e que “reforça o valor da autonomia e da liberdade de informação, desejando que as autoridades consigam individualizar rapidamente os responsáveis”.

Após a ação, diversos políticos e entidades se manifestaram sobre o ataque.

A Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) lembrou que “em um clima difícil, reforçado por tantas dificuldades que os italianos precisam enfrentar, uma imprensa livre e plural permanece um baluarte da convivência civil que ninguém pode achar que pode ameaçar impunemente”.

A presidente do Senado, Elisabetta Casellati, prestou solidariedade ao diretor do jornal, Massimo Giannini, e a toda a redação do “La Stampa” “pelo grave ato de vandalismo”. “A liberdade de informação está na base da nossa democracia e todos os gestos intimidatórios devem ser condenados”, pontuou.

O secretário-geral do Partido Democrático, Enrico Letta, usou suas redes sociais para prestar solidariedades aos profissionais assim como o ex-premiê e líder do Força Itália, Silvio Berlusconi. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h04
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.