Início » Seção de esportes do Museu Nacional da Imigração Italiana de Gênova destaca Palmeiras e Juventus

Seção de esportes do Museu Nacional da Imigração Italiana de Gênova destaca Palmeiras e Juventus

01 de novembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Seção de esportes do Museu Nacional da Imigração Italiana de Gênova destaca Palmeiras e Juventus

O Museu Nacional da Imigração Italiana (MEI), em Gênova, inaugurou recentemente uma seção de esportes, que possui como alguns dos principais destaques as equipes do Palmeiras e do Juventus (SP). Entre atletas individuais e clubes esportivos, a recém-inaugurada seção do MEI tem como objetivo contar ao público a história do esporte do país europeu no exterior e como influenciou a vida dos imigrantes.

Com fotografias históricas e diversas informações, a seção esportiva captura diferentes formas da presença dos imigrantes em nações de todos os continentes. O Brasil, por exemplo, é lembrado pela forte influência dos imigrantes italianos nas equipes do Palmeiras e do Juventus.

Antes de Brasil e Itália se tornarem grandes potências do futebol mundial, os italianos que chegaram no país sul-americano impactaram diretamente na criação e na evolução de alguns dos mais tradicionais clubes brasileiros.

O Palestra Itália, atual Palmeiras, foi fundado em 1914, após as visitas do Torino e da Pro Vercelli ao Brasil, que motivaram a comunidade italiana em São Paulo a fundar um time próprio.

O Juventus é outro clube que não esconde suas raízes italianas, pois foi originado no Cotonifício Rodolfo Crespi, antiga indústria têxtil situada no bairro paulistano da Mooca, após a fusão de dois times de várzea formados por operários italianos da fábrica.

“Isso deve ser levado a todas as escolas e divulgado porque é uma iniciativa maravilhosa. A história do esporte e do nosso país está ligada à epopeia da imigração, que ainda existe em parte, embora com dinâmicas diferentes. Dessas viagens nasceram histórias de mulheres e homens que engrandeceram o esporte”, disse o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, que participou da inauguração.

Numerosos países estão incluídos na iniciativa do MEI, como Argentina (Boca Juniors e River Plate), Uruguai (Peñarol) e Austrália (Brisbane City). (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.