De 21 a 27 de outubro, a cidade de São Paulo realiza a oitava edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana

Criada em 2012 na capital paulista, a Settimana ganhou repercussão internacional, dando origem a um festival que, atualmente, é realizado em mais de 100 países. O evento receberá 20 chefs das 20 regiões do Belpaese, que cozinharão com chefs de renomados restaurantes italianos. Os cardápios, com produtos e pratos típicos de cada região, serão servidos no almoço e no jantar. Este ano duas casas passam a integrar a Settimana: Mondo, de Salvatore Loi, e Antonietta, de Milton Freitas.

Já o evento “Sabores da Itália – The Extraordinary Italian Taste” acontece entre os meses de outubro e novembro para promover a enogastronomia italiana no Brasil e em todos os países onde a Itália possui representação diplomática. Serão realizadas inúmeras iniciativas, a partir do dia 15 de outubro, que incluem o lançamento do livro Giro D´Itália, do jornalista de gastronomia J.A. Dias Lopes, além de eventos com as principais marcas italianas de alimentos e bebidas, com promoções e degustações em PDV, cursos de formação para chefs e encontros de negócios com supermercadistas e representantes da Horeca.

As importações brasileiras no segmento de alimentos e bebidas, provenientes da Itália, somaram 205 milhões de euros em 2018, dos quais 41 milhões de euros em vinhos, 25 milhões em massas e 21,5 milhões em azeites, entre outros.