Santa Catarina celebra colheita da uva e 144 anos de imigração italiana

Vinho, gastronomia italiana, cultura, arte e música. Tem como dar errado? Claro que não. Até 29 de janeiro, a acolhedora cidade de Urussanga, no sul de Santa Catarina, se abre para um festival enogastronômico: a 15ª Vindima Goethe (colheita da uva Goethe, de cultivo autóctono) e o 2ª Benedetta Cucina, tudo harmonizado com o som da 2ª Mostra de Música. São atrações para todos os gostos.
A largada oficial da festança aconteceu em 11 de janeiro, na Vigna Mazon, em Urussanga (SC), contando com a presença de autoridades e produtores locais, além de convidados do setor e a imprensa especializada, incluindo a reportagem da Comunità Italiana, que esteve por lá conferindo tudo.
No lançamento das festividades, destacou-se o documentário “Gemellaggio 30 anos”, produzido pelo cineasta Yves Goulart. Na Sociedade Recreativa local, o público compareceu à estreia da parte 2 da obra, que celebra três décadas de colaboração mútua entre Urussanga (SC) e Longarone, no Vêneto, mostrando como esta parceria mudou a vida de muitos descendentes de italianos e da própria cidade catarinense. Quem quiser conferir “Gemellaggio 30 anos”, as duas partes do documentário estão disponíveis por streaming, em <https://goulartfilmes.com/pt/gemellaggio-30-years/>.
Na parte enogastronômica, até este domingo (29/01), experimente o colhe-pague de uvas na vinícola Quarezemin. Nos restaurantes, saboreie os pratos inspirados na Vindima, como o risoto de espumante Goethe com queijo Brie e damasco (Nonno Lauro Osteria) e o risoto com embutidos e cerveja de uva Goethe (Casa Dezan). Já a bela Pousada Vale dos Figos abre seu espaço para visita à área de vinhedos e piquenique, sob agendamento. Na vinícola Casa del Nonno, prove os vinhos do projeto Microlotes que, após um longo tempo de pesquisa, criou o espumante Nature e o vinho Goethe Raízes, produzidos com levedura da própria uva e mínima intervenção externa.
Na Vigna Mazon (que sediou o lançamento do festival enogastronômico), além de degustar vinhos, o público também pode contemplar a arte decorativa. Por lá, o rótulo do vinho frisante demi-sec Nascondiglio di Goethe foi reproduzido em mosaico por Marielle e Michelle Bonetti – as Manas Bonetti – e suas alunas. O grupo interpretou a criação concebida pela artista Glaucia Zanichelli. A peça de mosaico, em exposição permanente na Vigna Mazon, foi realizada durante os anos de 2018 e 2019, nos cursos de “Imersão Musiva nos Vales da Uva Goethe”, lecionados pelas Manas Bonetti, que atualmente estão sediadas em Gravatal/SC.
Para harmonizar os cinco sentidos, o festival enogastronômico traz a 2ª Mostra de Música Vindima Goethe, oferecendo concertos gratuitos de música erudita e instrumental, em espaços alternativos das vinícolas. O evento é realizado pela prefeitura municipal de Urussanga (secretarias de Turismo e Cultura), em parceria com o Sebrae/SC, Vales da Uva Goethe, Festival Gastronômico Benedetta Cucina e Associação Pró Goethe, entre outras entidades.
A programação completa, com preços e horários, está disponível no site oficial <urussanga.sc.gov.br> . Participe!
Serviço:
Evento: 15ª Vindima Goethe, 2ª Benedetta Cucina e 2ª Mostra de Música
Quando: até este domingo (29 de janeiro)
Programação completa: urussanga.sc.gov.br