Início » Risco de pobreza na Itália cai para 18,8% em 2023

Risco de pobreza na Itália cai para 18,8% em 2023

06 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
Risco de pobreza na Itália cai para 18,8% em 2023

O índice que mede o risco de pobreza na Itália caiu mais de um ponto percentual em 2023, de 20% para 18,8%. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) em um relatório sobre distribuição de renda, foram creditados às medidas adotadas pelo governo.

Entre elas, estão alterações no sistema de impostos e a criação e implementação de novos benefícios sociais, aumentando ligeiramente a equidade na distribuição dos rendimentos disponíveis.

“A desigualdade, avaliada pelo índice de Gini, passa de 31,9% para 31,7%”, destacou o instituto.

O relatório também destaca que as mudanças estão principalmente relacionadas a medidas já existentes em 2022.

Foram feitas simulações avaliando os efeitos de medidas como o auxílio único e universal para os filhos, o programa Renda de Cidadania e isenções de contribuições previdenciárias para trabalhadores assalariados.

No geral, o efeito das transferências e da tributação é significativamente mais importante no sul da Itália, onde se observa uma redução da desigualdade de 16,9 pontos percentuais (ante 15,2 pontos no norte e 14,2 pontos no centro do país).

PIB da Itália avança 0,2% no quarto trimestre de 2023

O produto interno bruto (PIB) da Itália cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores e avançou 0,6% na comparação com o quarto final de 2022. Os números foram divulgados na terça-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), quatro dias depois de o mesmo órgão ter confirmado uma expansão de 0,9% na economia italiana no ano passado.

Uma estimativa preliminar publicada pelo Istat em janeiro já apontava uma alta de 0,2% no PIB da Itália no quarto trimestre sobre os três meses anteriores, mas indicava que o crescimento anualizado havia sido de 0,5%.

“O crescimento é explicado sobretudo pelos investimentos, pela demanda externa e pelos gastos públicos, que contribuíram com 0,5, 0,4 e 0,1 ponto percentual, respectivamente”, afirma o instituto.

“Por outro lado, o consumo das famílias e do setor privado subtraiu 0,8 ponto percentual do crescimento do PIB [no quarto trimestre]”, destacou o Istat. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários