Início » Rio de Janeiro recebe promotor anti-máfia Nicola Gratteri

Rio de Janeiro recebe promotor anti-máfia Nicola Gratteri

16 de abril de 2025 - Por Comunità Italiana
Rio de Janeiro recebe promotor anti-máfia Nicola Gratteri

O renomado promotor público italiano Nicola Gratteri, conhecido por sua atuação contra o crime organizado, estará no Rio de Janeiro no próximo dia 22 de abril para um encontro com o governador Cláudio Castro. A visita ocorre no âmbito da Settimana della Magna Grecia, evento promovido pela Fundação Magna Grecia no Consulado da Itália na capital fluminense.

Natural de Gerace, na região da Calábria, Gratteri é uma das principais figuras no combate à máfia italiana, especialmente à ‘Ndrangheta, considerada atualmente a mais poderosa organização criminosa da Itália. Atuando no Tribunal de Nápoles, ele lidera investigações de alto impacto. Estima-se que a ‘Ndrangheta movimente cerca de US$ 60 bilhões apenas com o comércio de cocaína, envolvendo rotas internacionais de tráfico de drogas que ligam a América do Sul à Europa e à Austrália.

A presença de Gratteri no Brasil integra a programação da Settimana della Magna Grecia. Confira a agenda completa do evento:

Fundação Magna Grécia

A Fundação Magna Grécia é uma organização internacional sem fins lucrativos que, há quarenta anos, promove o desenvolvimento do Sul da Itália por meio de estudos, pesquisas e projetos relacionados a temas como cultura, turismo, economia, energia, meio ambiente e saúde. 

Por meio de mesas-redondas, o evento analisa criticidades e oportunidades, estimulando reflexões e propostas concretas para o crescimento da Itália e do país anfitrião. A ideia é fomentar o intercâmbio de conhecimento e a articulação entre instituições públicas e privadas da Itália e do país anfitrião. Por meio desses projetos, a Fundação Magna Grécia confirma seu compromisso em consolidar o vínculo entre os italianos no mundo e seu país de origem.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários