O governo da Itália anunciou na última sexta-feira (11) que irá enviar especialistas técnicos para a restauração da Catedral de Odessa, na Ucrânia, danificada por bombardeios russos em 23 de julho passado. “É um dos edifícios símbolos da história cultural e religiosa da região. Uma grande catedral ortodoxa, fundada em 1794, reconstruída em 2005 após a destruição pela União Soviética em 1936”, disse, em nota, o Palazzo Chigi.
“Lembrando a longa e riquíssima história de trocas entre Odessa e a cultura italiana, que fez com que no fim do século 18 arquitetos italianos projetassem os principais edifícios da cidade, envolvemos duas das instituições culturais mais especializadas da Itália”, acrescentou o texto.
Segundo o governo, os especialistas são dos museus Triennale, de Milão, e Maxxi, de Roma.
“Queremos reunir as melhores energias econômicas, técnicas e culturais. A tradição das escolas de restauração italianas está à disposição de um projeto de recuperação e valorização das paredes e afrescos atingidos por bombas, destacando uma antiga amizade entre dois povos e o renascimento de uma cidade”, concluiu a nota. (com dados da Ansa)