O governo da região do Lazio, onde fica a capital Roma, anunciou na segunda-feira (20) a obrigatoriedade do uso de máscaras a céu aberto e testes para profissionais de saúde a cada 10 dias para tentar conter uma nova onda de casos de covid-19. O novo decreto foi assinado pelo governador da região, Nicola Zingaretti, e será válido durante um mês a partir do próximo dia 23 de dezembro.
“Esta é uma medida de precaução mas imprescindível para a proteção da nossa saúde e dos nossos entes queridos num momento como esse. Mais uma vez estamos nos guardando e, como no passado, nos antecipando ao vírus”, afirmou Zingaretti.
A obrigatoriedade do uso de máscaras ficará em vigor “em toda a região em locais ao ar livre, ao longo do dia”. No entanto, estão isentos da medida todos os menores de seis anos de idade, os portadores de patologias incompatíveis com o uso de máscara e os praticantes de atividades motora e/ou esportivas”.
Além disso, a cada mês é determinado o aumento da frequência de triagem dos profissionais de saúde e operadores sanitários que atuam em unidades de saúde, públicas e privadas, prevendo a realização de um teste a cada 10 dias, a fim de interceptar prontamente qualquer caso positivo.
Diversas regiões italianas estão impondo novas restrições contra a covid-19 devido ao aumento nos números de mortes e casos e do avanço da variante Ômicron. Hoje, a Itália registrou 137 vítimas, maior número desde 27 de maio, e 16.213 contágios. (com dados da Ansa)