Reggio Emilia, cidade no norte da Itália onde o ex-jogador de basquete passou parte de sua infância, renomeará uma pequena praça com o nome de Kobe Bryant, informou o prefeito do município, Luca Vecchi, em sua conta no Facebook
“Reggio Emilia nomeará a nova praça com vista para a via Guasco como Kobe Bryant. Kobe era um de nós. Aqui, e nos campos da cidade, improvisava desafios com atletas mais velhos que ele, com colegas de escola”.
“Seu sorriso, seu amor pelo basquete entraram dentro de nós e um pouco de Reggio Emilia entrou nele para sempre, como nos disse há alguns anos voltando à nossa cidade, que ele chamou de ‘casa’. Descanse em paz Kobe, Reggio Emilia não vai esquecer você”, completou Vecchi.
Bryant e outras oito pessoas, incluindo sua filha Gianna, de 13 anos, estavam em um helicóptero que caiu domingo (26) na cidade de Calabasas, na Califórnia. A aeronave atingiu o solo a 185 km/h e ninguém sobreviveu ao acidente. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Considerado uma das maiores lendas do basquete mundial, o ex-atleta passou mais de seis anos de sua vida morando na Itália, inclusive em Reggio Emilia, depois que seu pai se mudou para o país europeu para jogar basquete profissional, em 1984. No território italiano, Bryant, que tinha apenas 6 anos, começou a praticar o esporte, aprendeu a falar italiano e foi onde seu sonho teve início, segundo relatou durante uma entrevista em 2016.
Na ocasião, o astro afirmou que sua experiência no exterior viria a moldar sua educação dentro e fora da quadra de maneiras que o diferenciasse de seus oponentes.
Ao longo de sua carreira, o ex-jogador de 41 anos de idade conquistou cinco títulos da NBA, 18 All-Star Games, um prêmio de MVP e dois ouros olímpicos. Além disso, ele foi duas vezes cestinha da temporada e é o quarto maior cestinha da liga norte-americana de basquete.
Futebol
Durante o tempo que morou na Itália, o ex-craque do Lakers também criou um vínculo muito forte com o Milan.
O clube rossonero, inclusive, lamentou a morte do seu ilustre torcedor e anunciou que os jogadores usarão uma faixa preta em homenagem a Bryant na partida contra o Turim nesta terça-feira (28), pelas quartas de final da Copa da Itália. Segundo o Milan, também será respeitado um minuto de silêncio no estádio San Siro. (com dados da Ansa)