A queda de um jato de treinamento militar nas proximidades de Lecco, na Itália, provocou a morte de um piloto britânico nesta quarta-feira (16). O avião, que era um Leonardo M-346, caiu na montanha Monte Legnone, localizada na fronteira das províncias de Sondrio e Bergamo.
A aeronave, que é utilizada em treinamentos de pilotos, não pertencia à força aérea italiana. O jato partiu de uma base militar em Venegono, perto de Varese, e a Leonardo confirmou que abriu uma investigação sobre o acidente.
“A causa do acidente está sendo investigada. Infelizmente, as equipes de resgate que chegaram ao local do acidente constataram a perda de um dos dois pilotos”, informou a empresa em um comunicado.
O britânico, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no acidente, estava acompanhado por outro piloto italiano. Os dois até ejetaram antes que o avião caísse na montanha, mas um deles não conseguiu sobreviver.
De acordo com o jornal “Corriere della Sera”, o italiano foi levado às pressas para o hospital e seu estado de saúde é grave.
Diversas testemunhas afirmaram que viram uma bola de fogo colidir contra a encosta da montanha, que tem por volta de 2,6 mil metros de altura. Uma densa coluna de fumaça também foi possível ser vista a quilômetros de distância. (com dados da Ansa)