O Ministério da Infraestrutura e Transportes da Itália lançou um projeto experimental para oferecer transporte gratuito, com táxis e vans, na saída de casas noturnas. A ideia é diminuir o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados, cada vez mais frequentes no país, especialmente nas noites de sábado.
O comandante da pasta e vice-premiê do país, Matteo Salvini, assinou um protocolo de intenções com as associações que representam as casas noturnas.
Para ter direito ao benefício, o frequentador deverá passar por um teste do bafômetro, comprovando que bebeu além dos limites permitidos para dirigir (0,5g/l na Itália).
“A pessoa será levada para casa, e as pessoas que estavam com ela também. Os locais de entretenimento vão entregar vouchers”, disse o ministério, em nota.
O projeto experimental vai ser implementado inicialmente entre agosto e setembro, em seis grandes casas noturnas: Mascara All Music, de Mântua; Il Muretto, em Veneza; Praja, em Lecce; Baia Imperiale, em Urbino; Naki Discoteca, em Pavia; e La Capannina, em Grosseto. (com dados da Ansa)