Início » Governo da Itália oferece ajuda ao Rio Grande do Sul

Governo da Itália oferece ajuda ao Rio Grande do Sul

06 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana
Governo da Itália oferece ajuda ao Rio Grande do Sul

No último domingo (5), a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o ministro da Defesa do país, Guido Crosetto, utilizaram as redes sociais para enviar condolências ao Rio Grade do Sul, estado brasileiro que vive uma tragédia climática.

“É com dor que tomo conhecimento da tremenda inundação que atingiu o Rio Grande do Sul, colocando de joelhos a cidade de Porto Alegre, no Brasil. A minha mais sincera proximidade e do governo italiano às populações afetadas”, declarou a primeira-ministra.

“Solidariedade ao Brasil pelas trágicas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. Condolências aos familiares das vítimas e proximidade a todos aqueles que enfrentam esta terrível provação. Estamos prontos para contribuir no socorro à população”, escreveu o Ministro da Defesa, Guido Crosetto, no ‘X’.

São 78 o número de mortos pelas fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul desde quinta-feira passada (2). Os dados são do último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18h de domingo (5).

Além dos óbitos, o estado contabiliza 175 feridos e outras quatro mortes são investigadas. Ao todo, 844.673 pessoas foram afetadas pelas tempestades em território gaúcho, sendo que 115.844 estão desalojadas e 18.487 estão em abrigos.

A marca já supera a última tragédia ambiental do RS, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.

De acordo com as concessionárias de fornecimento de energia, CEEE Equatorial e RGE Sul, 424 mil residências estão sem eletricidade. Além disso, 854.486 pessoas permanecem sem abastecimento de água. As chuvas que atingem o estado também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais.

Para o início da semana, a previsão é de melhora nas chuvas. No entanto, o Comando Militar do Sul (CMS) comunicou que deve haver queda de temperatura no Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira (8), o que pode provocar um aumento nos casos de hipotermia de pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam resgate, além de dificultar as condiçõs de resgate e evacuação. Em algumas áreas do estado, de acordo com o CMS, a temperatura pode baixar para até 10°C em algumas regiões do estado.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h22
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.