Início » Presidente da Itália faz alerta para impacto da guerra na Ucrânia no meio ambiente

Presidente da Itália faz alerta para impacto da guerra na Ucrânia no meio ambiente

05 de junho de 2022 - Por Comunità Italiana
Presidente da Itália faz alerta para impacto da guerra na Ucrânia no meio ambiente

Por ocasião do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, celebrado neste domingo (5), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, alertou para o impacto da guerra na Ucrânia na luta contra as mudanças climáticas.

“A infame guerra que sangra a Europa com a agressão da Federação Russa contra a Ucrânia está causando uma consequência inevitável na capacidade de respeitar a agenda dos compromissos assumidos para combater as mudanças climáticas e, assim, evitar novas crises humanitárias consequentes”, afirmou o líder italiano em comunicado.

Segundo Mattarella, “o destino do homem e o destino do meio ambiente nunca estiveram tão intimamente ligados” como neste momento.

“É por isso que o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ soa mais do que nunca um apelo severo à assunção compartilhada de um compromisso comum com a paz e a cooperação internacional”, acrescentou.

O presidente italiano lembrou ainda que neste ano o tema escolhido para celebrar a data é “Uma Terra”, o mesmo da Conferência há 50 anos, e isso “nos faz refletir sobre como a sociedade internacional sente a responsabilidade de cumprir seus deveres”.

“Celebramos este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente no cinquentenário da Declaração de Estocolmo que, pela primeira vez, afirmou solenemente, juntamente com o direito à liberdade, igualdade e condições de vida dignas para cada pessoa, incluindo o dever de proteger e melhorar o meio ambiente para garantir o futuro das novas gerações”, recordou.

De acordo com ele, este “foi o início de um processo global de responsabilidade pelo futuro do nosso planeta, comum a todas as nações, todas as sociedades, todos os povos.

Por fim, Mattarella enfatizou que “o caminho dessas décadas não foi e ainda não é linear”, inclusive, conheceu retrocessos e atrasos culposos”. “No entanto, para dar um futuro à humanidade, devemos ser capazes de governar as mudanças climáticas, parar a exploração de recursos não reproduzíveis, conceber o desenvolvimento em termos de sustentabilidade ecológica e social”, concluiu. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h58
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.