Início » Presidente da Itália expressa repúdio por repressões aos protestos civis no Irã

Presidente da Itália expressa repúdio por repressões aos protestos civis no Irã

15 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Presidente da Itália expressa repúdio por repressões aos protestos civis no Irã

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou toda sua indignação pela repressão aos protestos civis e as execuções de pessoas que participaram de manifestações ao receber as credenciais do novo embaixador do Irã em Roma, Mohammad Reza Sabouri, em cerimônia na última quarta-feira (11). “O presidente Mattarella expressou, em uma breve conversa, a firme condenação da República Italiana e a sua indignação pessoal pela brutal repressão das manifestações e pela condenação à morte e execuções de muitos manifestantes”, diz uma nota do Palácio Quirinale.

Mattarella pontuou que o respeito da Itália por qualquer país do exterior e por suas instituições encontra um “limite intransponível” quando os direitos humanos são pisoteados e pediu que o regime “coloque fim imediatamente fim à violência contra a população”.

Essa não é a primeira vez que Mattarella, assim como outros expoentes do governo italiano, como a premiê Giorgia Meloni e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, condenam as ações tomadas pelo Irã contra a população.

Desde setembro, o país enfrenta manifestações civis por conta da morte da jovem Mahsa Amini, 22 anos, que faleceu sob custódia da chamada polícia da moral e bons costumes. Ela havia sido detida porque não usava o véu islâmico corretamente.

Segundo ONGs locais, mais de 500 pessoas já morreram nos atos e cerca de 19 mil foram presas – sendo que quatro já foram executadas pelo regime. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h46
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.