Início » Presidente da Itália expressa orgulho por ocasião do aniversário de 227 anos da bandeira tricolor

Presidente da Itália expressa orgulho por ocasião do aniversário de 227 anos da bandeira tricolor

08 de janeiro de 2024 - Por Comunità Italiana
Presidente da Itália expressa orgulho por ocasião do aniversário de 227 anos da bandeira tricolor

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou o orgulho do país por sua bandeira tricolor – verde, branca e vermelha – no seu 227º aniversário, celebrado no domingo (7). A bandeira foi adotada pela primeira vez por um estado soberano italiano, a República Cispadana, em Reggio Emilia, em 1797, antes da unificação italiana em 1861.

“Hoje comemora-se o 227º aniversário do nascimento, por vontade do Parlamento da República Cispadana em Reggio Emilia, da primeira ‘tricolor’ vermelho, branco e verde”, declarou ele. 

O presidente italiano destacou ainda que a bandeira, enraizada nas etapas da história do país, “chegou até hoje como um símbolo da pátria”. “Temos orgulho do tricolor, que a Constituição dá como emblema do país, seu patrimônio histórico e cultural”.

Segundo Mattarella, “os nossos concidadãos identificam-se com isso e isso estimula o nosso compromisso de tornar reais os valores da Constituição”. “Viva o Tricolor, viva a República”. 

No dia da bandeira, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também celebrou a data. “No ‘Dia da Bandeira Nacional’ celebramos o nosso Tricolor, que nos acompanha há 227 anos.

Prestamos orgulhosamente homenagem ao seu mais alto valor, porque honrar a bandeira italiana significa também preservar e salvaguardar a nossa história e as nossas raízes. Viva a bandeira italiana, viva a Itália”, escreveu ela nas redes sociais. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h59
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.