O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta quinta-feira (11), em mensagem enviada ao Fórum das Associações Familiares APS Gianluigi De Palo, que a coesão social do país só pode vir quando os jovens têm perspectivas de futuro. “A coesão social é medida com a capacidade de dar um futuro às novas gerações, criando um clima de confiança. Políticas habitacionais, fiscais e sociais apropriadas, conciliar o equilíbrio entre a vida e o trabalho são questões fundamentais para o desenvolvimento das famílias”, ressaltou o mandatário.
Segundo Mattarella, cabe às instituições a “responsabilidade de aplicar políticas ativas que permitam que jovens casais consigam realizar seus projetos de vida, superando dificuldades de caráter material e de acesso aos serviços que tornam árdua a estrada da paternidade”.
O presidente ainda pediu uma “atualização” das condições das famílias, conforme manda a Constituição, criando “medidas econômicas e de outras providências para a formação das famílias e o cumprimento dos objetivos relativos, especialmente, das famílias mais numerosas”. “Protegendo a maternidade, a infância, a juventude e favorecendo os institutos necessários com tal objetivo”, pontuou.
Mattarella afirmou que há um “desiquilíbrio” na estrutura demográfica italiana que, desde 2008, não registra aumento na natalidade do país. “O nascimento de um filho é um sinal de esperança e de continuidade das nossas comunidades”, finalizou. (com dados da Ansa)