Início » Presidente da illycaffè diz que próximos anos serão de preparativo para entrada da empresa no mercado financeiro

Presidente da illycaffè diz que próximos anos serão de preparativo para entrada da empresa no mercado financeiro

06 de maio de 2022 - Por Comunità Italiana
Presidente da illycaffè diz que próximos anos serão de preparativo para entrada da empresa no mercado financeiro

O presidente da illycaffè, Andrea Illy, afirmou na quinta-feira (5) que os próximos “dois ou três anos” servirão de preparativo para a futura abertura de capital da empresa italiana no mercado financeiro. Em coletiva de imprensa com jornalistas brasileiros em São Paulo, o executivo disse que um dos objetivos da venda de 20% da companhia para a gestora americana de fundos de private equity Rhône Capital é preparar o IPO (oferta pública inicial de ações).

“Não temos uma data, e também por causa da guerra [na Ucrânia] e da Covid é difícil prever quando haverá uma boa janela de oportunidade para a listagem, mas esse é o objetivo. Os próximos dois ou três anos vão ser de preparação para a listagem”, afirmou Illy.

A venda de 20% da illycaffè para a Rhône foi concluída em fevereiro de 2021 e marcou a primeira entrada de um sócio externo no capital de uma das empresas familiares mais tradicionais da Itália.

No entanto, apesar de colocar o IPO no horizonte, o presidente também destacou o objetivo de “perpetuar o controle familiar na illycaffè ao longo das diferentes gerações”. Atualmente, somente Andrea e a diretora Anna Illy representam a família no conselho da companhia. “A governança da empresa já é considerada muito independente”, disse o executivo.

Essa é a primeira visita de Illy ao Brasil desde o início da pandemia de covid-19 e acontece por ocasião da cerimônia do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, marcada para esta quinta, em São Paulo.

Crise global

Em sua entrevista a jornalistas brasileiros, o presidente também comentou a disparada do preço do café no mercado internacional, que dobrou em um ano por causa da crise global de logística provocada pela pandemia.

Além disso, o custo da commodity foi pressionado por duas geadas e uma seca em áreas produtoras no Brasil. “Isso é a demonstração prática de uma crise sistêmica, uma crise ambiental, sanitária, econômica, social”, afirmou Illy, que é crítico do extrativismo e prega a criação de modelos de desenvolvimento regenerativos.

“Grande parte da área atualmente utilizada para o cultivo de café não será mais adequada em 2050”, alertou. Outro desafio é a disparada da inflação, que já fez a illycaffè aumentar os preços de seus produtos para manter a “sustentabilidade financeira da empresa”.

Antes da covid, o consumo fora de casa representava 60% do faturamento da companhia italiana, enquanto o doméstico respondia por 40%. Durante a pandemia, essa balança se inverteu, mas agora, com a retomada das atividades, o objetivo da illycaffè é manter um equilíbrio 50-50 entre os dois segmentos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h31
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.