Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Pittoresca Made in Italy, que valoriza as raízes italianas no exterior
O estado de São Paulo recebe até 30 de setembro inscrições para o Prêmio Pittoresca Made in Italy, que integra o calendário oficial dos 150 anos da imigração italiana no Brasil e é o primeiro no mundo em seu formato, o de valorizar as raízes italianas no exterior, ou seja, o povo. Também é o primeiro com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países a partir do made in Italy.
O Prêmio Pittoresca é resultado de uma parceria entre a empresa brasileira Pittoresca, da jornalista Bruna Pit, e a italiana ItalyRooting Consulting, de Letizia Sinisi.
— Eu e a Letizia queríamos algo que, primeiramente, entrasse em total sintonia com a proposta de Pittoresca, que é a de romper estereótipos sobre a Itália e os italianos no Brasil, ao mesmo tempo em que apresenta a Itália contemporânea aos brasileiros. Ao mesmo tempo, queríamos mais: como envolver a comunidade ítalo-brasileira com a Itália, no sentido de criar reflexões sobre o passado e o presente e oferecer projeções para o futuro? Nada como um prêmio pensado para as raízes italianas “plantadas” aqui e que possa continuar a dar frutos entre os dois países! — informa Bruna Pit, coidealizadora brasileira do Prêmio Pittoresca Made in Italy e fundadora de Pittoresca.
A primeira edição do Prêmio Pittoresca Made in Italy tem como foco de abrangência o estado de São Paulo. A escolha não se dá por acaso: o estado reúne quase a metade (13 milhões) dos mais de 30 milhões de ítalo-brasileiros. Além disso, a capital paulista e a Grande São Paulo, com seus mais de cinco milhões de ítalo-descendentes, formam a maior comunidade do gênero no exterior.
Visando enaltecer três dos mais representativos setores das excelências italianas, o Prêmio contempla as categorias Enogastronomia, Lifestyle & Bem-Estar e Tecnologia & Inovação. Dois grupos podem concorrer: empresários italianos ou empresários ítalo-brasileiros com atuação de no mínimo cinco anos no estado paulista e jovens de 16 a 22 anos residentes na mesma região.
— Esta premiação representa uma celebração e reconhecimento da longa história e influência da comunidade italiana no Brasil. Essa iniciativa poderia atuar como uma ponte cultural e econômica entre os dois países, destacando a excelência e a tradição dos produtos italianos e sua presença significativa no tecido social brasileiro — reforça Letizia Sinisi, coidealizadora italiana do Prêmio Pittoresca Made in Italy e fundadora da ItalyRooting Consulting.
Júri une Brasil e Itália
O júri do Prêmio Pittoresca Made in Italy é composto por nomes de peso dos dois países. No júri geral estão o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, o presidente do Circolo Italiano de São Paulo, José de Lorenzo Messina, a ex-deputada italiana e apresentadora de TV Gabriella Carlucci (que também é madrinha da 1ª edição) e as responsáveis pelo Prêmio, Bruna Pit e Letizia Sinisi.
Para avaliar as propostas em Enogastronomia estarão no júri Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo, e Vito Mastrosimini, marketing manager da Federazione Italiana dei Cuochi, na Itália.
Já os jurados de Lifestyle & Bem-Estar são Ricardo di Lazzaro Filho, médico geneticista e fundador da Genera, laboratório de genética do Brasil que oferece plataforma personalizada de testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, e Dina Ravera, presidente do grupo de turismo Destination Italia.
— É muito importante para a comunidade ítalo-brasileira saber que seu país de origem os procura e os considera parte de sua história e família. A Itália se orgulha deles, a partir da coragem e habilidade que os ítalo-brasileiros demonstraram ao criar uma comunidade relevante e distinta no Brasil, deixando concretamente claro como a Itália, embora pequena, tem em seu DNA valores, tradições e atitudes de excelência em comparação com qualquer país do mundo — explica Dina Ravera.
Por sua vez, Tecnologia & Inovação traz no júri o astrofísico italiano Gianluca Masi e Filippo Di Cesare, CEO da Engineering Brasil, do grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital.
— O Prêmio Pittoresca Made in Italy é um convite à união, à colaboração e à celebração da nossa história compartilhada. É um passo importante para fortalecer os laços entre Brasil e Itália, inspirando novas gerações a construir um futuro ainda mais próspero e conectado e vai além de um simples reconhecimento à herança italiana no Brasil. Ele representa a celebração de uma simbiose cultural única, onde as raízes italianas se entrelaçam com a brasilidade, criando um universo de oportunidades e inovações. As três áreas chave do prêmio exemplificam essa conexão perfeita, evidenciando as similaridades e o potencial de intercâmbio entre os dois países — comenta Filippo Di Cesare.
O público também poderá participar da votação: basta se inscrever gratuitamente na plataforma Spazio Italocam Latino America e escolher a melhor proposta de cada categoria dentro dos grupos de participantes. Como a plataforma Spazio Italocam é interativa, durante a votação dos jurados e dos usuários estarão disponíveis os projetos mais bem colocados no ranking de avaliação. O resultado com os vencedores está previsto para ser anunciado em 17 de dezembro. Apenas os primeiros colocados de cada categoria receberão como prêmio uma experiência na Itália em 2025.
Para Alberto Giusti Di Marle, idealizador da plataforma Spazio Italocam Latino America e fundador da Gaia Net Sxy, o Prêmio Pittoresca Made in Italy “celebra a diversidade cultural e as múltiplas faces da Itália contemporânea”.
— O prêmio aproxima e conecta a comunidade ítalo-brasileira, italianos no Brasil e itálicos, que são as pessoas que gostam da Itália. Além disso, promove o diálogo intercultural e o senso de pertencimento à comunidade — conclui.
(Janaína Pereira – Comunità Italiana)