Início » Premiê do Canadá questiona Meloni sobre direitos da comunidade LGBTQIA+

Premiê do Canadá questiona Meloni sobre direitos da comunidade LGBTQIA+

22 de maio de 2023 - Por Comunità Italiana
Premiê do Canadá questiona Meloni sobre direitos da comunidade LGBTQIA+

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, demonstrou preocupação com possíveis retrocessos nos direitos da comunidade LGBTQIA+ por parte do governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni. Os dois líderes tiveram um encontro bilateral à margem da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, na última sexta-feira (19).

Segundo a imprensa canadense, Trudeau, de centro-esquerda, se disse “preocupado com algumas” posições que “a Itália está assumindo em relação aos direitos” LGBTQIA+.

A declaração faz referência velada à ordem da província de Milão para a cidade homônima suspender a transcrição de certidões de nascimento de filhos gerados no exterior por casais homoafetivos – na Itália, as províncias são subordinadas ao Ministério do Interior.

Meloni respondeu a Trudeau que seu governo apenas “segue as decisões dos tribunais e não está se afastando das gestões anteriores”.

Por outro lado, os dois premiês concordaram com “a necessidade de uma ação conjunta e coordenada para fornecer garantias de segurança à Ucrânia diante da invasão ilegal e injustificável da Rússia” e de “resistir contra as tentativas de coerção econômica” em outros países, “inclusive por parte da China”.

Meloni também teve reuniões bilaterais com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Além disso, defendeu no início dos trabalhos do G7 o aumento da “colaboração com o Sul Global”.

“É preciso trabalhar juntos para dar forma a uma ordem econômica internacional livre e aberta e nos concentrar na expansão das relações comerciais, permanecendo firmes nos princípios de abertura, transparência, concorrência leal e Estado de direito”, disse Meloni, segundo fontes italianas. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h24
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.