Início » Premie da Itália irrita Putin ao dizer que o russo não participará da próxima reunião do G20

Premie da Itália irrita Putin ao dizer que o russo não participará da próxima reunião do G20

29 de junho de 2022 - Por Comunità Italiana
Premie da Itália irrita Putin ao dizer que o russo não participará da próxima reunião do G20

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, afirmou na terça-feira (28) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá para a reunião do G20 em novembro deste ano e causou irritação no governo de Moscou – que um dia antes tinha confirmado a presença de seu líder no evento. “Quanto à presença do presidente Putin no G20, eu também li aquela declaração. O presidente [indonésio, Joko] Widodo o excluiu, ele foi categórico, disse que não irá. O que poderá acontecer, porém, será uma intervenção remota, vamos ver”, disse o italiano a jornalistas ao fim do encontro de cúpula do G7 realizado em Elmau, na Alemanha.

Draghi ainda afirmou que o mais importante no momento é que a presidência da Indonésia do grupo tenha sucesso “porque o G20 é outro importante instrumento de política internacional”.

“Vamos colaborar e manter firmes os valores expressos também e novamente durante esse G7: apoio à Ucrânia, condenação da invasão russa. Esses são temas que o G7 defenderá no curso do G20 e que se espera que não seja apenas o G7 a apoiar isso, naturalmente”, acrescentou Draghi.

Pouco após a manifestação do chefe do governo italiano, Moscou reagiu e voltou a reiterar que Putin foi convidado sim para o evento.

“Não é o Draghi que determina a participação [de Putin]. Provavelmente, ele esqueceu que não é mais o presidente do G20”, afirmou o conselheiro da Presidência, Yury Ushakov, à agência de notícias Tass referindo-se à presidência italiana do grupo, que se encerrou em 2021.

A relação entre Draghi e Moscou se deteriorou desde o início dos ataques da Rússia na Ucrânia, em 24 de fevereiro, porque o italiano sempre foi um dos líderes na imposição de sanções contra Putin e seus assessores por conta do conflito. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 10h26
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.