Início » Premiê da Itália e presidente do Brasil participam de lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis

Premiê da Itália e presidente do Brasil participam de lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis

11 de setembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Premiê da Itália e presidente do Brasil participam de lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, participaram no sábado (9) do lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis (GBA). A cerimônia aconteceu em Nova Délhi, na Índia, que recebeu a cúpula dos líderes do G20. A iniciativa tem a participação de 19 países e 12 organizações internacionais.

O principal objetivo o grupo é fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo. 

“O lançamento é resultado de ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis, que inclui desde a próxima adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina à fabricação de automóveis flex, além do desenvolvimento e produção de biocombustíveis de segunda geração. No processo de desenvolvimento dessa política, Brasil e Índia trabalharam juntos tanto no nível governamental como no nível acadêmico, tecnológico e empresarial”, informou o governo brasileiro.

A Agência Internacional de Energia aponta que a produção global de biocombustíveis sustentáveis necessita triplicar até 2030 para que o mundo consiga alcançar emissões líquidas zero até 2050. 

Meloni afirma que G20 na Índia ‘não foi fácil’

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou no domingo (10) que a cúpula dos líderes do G20 na Índia “foi um sucesso”, mas destacou que “não foi uma edição fácil”. 

“Quero reiterar as minhas felicitações ao primeiro-ministro Modi pelo sucesso desta difícil edição. A Itália ofereceu colaboração à presidência indiana desde o início, sobretudo porque continuamos convencidos de que o G20 é uma estratégia multilateral na medida em que permite o diálogo com os países emergentes e os do Sul Global”, afirmou Meloni em seu discurso feito no fim da cúpula em Nova Délhi. 

Já sobre a declaração final da reunião de líderes do G20, a chefe de governo italiana comentou que todos trabalharam para um texto que “fizesse uma referência específica à Ucrânia”, mas lamentou que “não foi um resultado óbvio, considerando que todas as reuniões ministeriais terminaram sem uma declaração final”. 

“É uma declaração de compromisso, mas ainda a considero importante neste contexto. Foi feito um trabalho complexo e de ajustamento, mas no final a Rússia também aderiu, talvez para não ficar isolada”, acrescentou.

A declaração final da cúpula, revelada no sábado, condena o “uso da força” e as “conquistas territoriais” contra a “soberania de qualquer país”, mas não acusa diretamente Moscou, que é membro do grupo, pela invasão à Ucrânia. 

O texto foi um compromisso para impedir que a reunião de Nova Délhi terminasse sem um comunicado conjunta dos líderes, algo que já vinha ocorrendo em encontros de nível ministerial ao longo do ano. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Após 25 anos de negociações, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo de livre comércio. Você acha que o cenário em um futuro é favorável?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 07h01
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.