Início » Prefeito de Veneza diz que cidade deve introduzir taxa de ingresso para turistas até 2024

Prefeito de Veneza diz que cidade deve introduzir taxa de ingresso para turistas até 2024

29 de agosto de 2023 - Por Comunità Italiana
Prefeito de Veneza diz que cidade deve introduzir taxa de ingresso para turistas até 2024

O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, declarou nesta terça-feira (29) que a cidade deve implementar até 2024 uma taxa de ingresso para turistas. Tratada como “contribuição de acesso”, a cobrança provavelmente ocorrerá, segundo o alcaide, nos finais de semana “mais críticos”: “Mas provavelmente excluiremos os dias das grandes manifestações como a ‘Regata Storica’ e ‘Festa del Redentore’, porque não faz sentido limitar essas datas”.

“O verdadeiro desafio é desencorajar os visitantes de um só dia. Os residentes, trabalhadores e os que pernoitam, sabemos quantos são. O que dá problema é o alto número de visitantes por um dia, que vêm com a família, passeiam aqui. Não tem problema, mas talvez possamos desencorajar a vinda em certos dias e criar o hábito de ‘reservar’ a vinda à cidade”, explicou Brugnaro.

Segundo o prefeito, a decisão pela medida não se deve a questões econômicas: “Vamos ter custos gerindo esse sistema, ninguém tem, haverá erros. Vamos corrigi-los, com um pouco de coragem, mas entendemos que precisamos defender a cidade. É uma experiência e esperamos que vá tudo bem”.

O modelo foi pensado para evitar a degradação da cidade histórica, creditada às mudanças climáticas e ao turismo de massa.

O cenário levou a Unesco a recomendar, em julho, a inclusão de Veneza na lista de patrimônios da humanidade em perigo.

“Não espero resultados extraordinários mas é uma forma de passar culturalmente a ideia de que é como comprar ingresso para um museu. Reserva o estacionamento, a visita, cuida bem dela e não incomoda quem mora e vive nela”, concluiu o prefeito.

A ideia já havia sido anunciada para 2022 e 2023, mas adiada pelas autoridades. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Depois do Globo de Ouro, você acredita em um Oscar para Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 17h29
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.