Início » Prefeito de Roma apresenta na Argentina candidatura da cidade à Expo 2030

Prefeito de Roma apresenta na Argentina candidatura da cidade à Expo 2030

23 de outubro de 2022 - Por Comunità Italiana
Prefeito de Roma apresenta na Argentina candidatura da cidade à Expo 2030

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, apresentou a candidatura de Roma à Exposição Universal 2030 (Expo) em Buenos Aires e afirmou que a Argentina “é um parceiro natural” do projeto.

“Acho que a Argentina é um parceiro natural do nosso projeto Expo tanto em sua configuração concreta, com os pavilhões, o desenvolvimento e os eventos, quanto no que vem antes e depois. Porque nós decidimos realizar uma Expo totalmente sustentável e inovadora e não poderia ser de outra forma pelo fato de que acontecerá em 2030, ano em que os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas devem alcançar seus resultados e, portanto, um ano em que se definirão os objetivos para o futuro”, declarou Gualtieri.

O político italiano está na Argentina “para participar do encontro dos prefeitos do C40 dedicado às questões de sustentabilidade ambiental e transição energética, mas também e sobretudo para promover a candidatura de Roma que se baseia nessas questões”.

Segundo ele, seu governo decidiu “criar uma Expo que não é descartável, um grande evento em que se constroem pavilhões que se desmontam, mas uma Expo imaginada para deixar um rastro permanente de regeneração urbana, sustentável, inovador e inclusivo”.

A ideia é fazer uma Expo que “quer se basear na palavra ‘juntos’, na inclusão, participação e partilha de valores, princípios e objetivos”, além de “repensar a relação entre pessoas e territórios a partir da regeneração urbana mas não só, em torno dos desafios da sustentabilidade, inclusão e inovação”.

Gualtieri lembrou ainda que esta é sua primeira missão na América do Sul como prefeito da capital. “Itália e Argentina são nações irmãs, conectadas por tantos laços tão profundos, e a gente se sente em casa aqui como muitos argentinos se sentem em casa em Roma”, acrescentou.

Para o embaixador italiano na Argentina, Fabrizio Lucentini, a candidatura da “cidade eterna” à Expo 2030 “não é apenas a candidatura de Roma, mas de toda a Itália, e não é por acaso ou sorte que esta apresentação acontece aqui, na embaixada italiana, a casa dos italianos na Argentina”.

“O tema da exposição universal em Roma 2030 é ‘Pessoas e Territórios’, muito conectado com o desafio global da transição energética. É um tema que olha para o desenvolvimento econômico e social, mas também para os direitos trabalhistas e sociais globais, um setor em que a Itália e a Argentina sempre estiveram unidas”, enfatizou o diplomata.

Além disso, Lucentini explicou que “a Exposição Universal é sempre um motor de desenvolvimento econômico”, e “não devemos esquecer que, no caso da Itália e da Argentina, há uma importante base de 250 empresas italianas trabalhando na Argentina, 50 mil trabalhadores e 10 bilhões de faturamento anual”.

“É uma base importante que devemos implementar e que pode ser melhorada, mas o conceito é que a Itália foi, é e sempre será parte da economia argentina”, concluiu o embaixador. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 22h49
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.